1. Início
  2. / Indústria
  3. / Antigo estaleiro Caneco, no Rio de Janeiro, irá sediar novo empreendimento pensado pelo Governo carioca
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Antigo estaleiro Caneco, no Rio de Janeiro, irá sediar novo empreendimento pensado pelo Governo carioca

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 06/12/2022 às 11:57
Atualizado em 13/12/2022 às 22:30
Estaleiro, governo, RJ
Foto: Reprodução diariodorio.com
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A ideia de transformar o antigo estaleiro em um Polo de pesca veio após o Governo do RJ tomar posse do local

O Governo do Rio de Janeiro adquiriu, na quarta-feira, 30/11, a área do antigo estaleiro Caneco, localizado no bairro do Caju na Zona de portos da capital do RJ, onde será, daqui a um tempo, o chamado polo pesqueiro do estado.

“A partir desta data, a área de 135 mil metros quadrados será patrimônio do Estado do RJ. Depois de mais de 30 anos de uma cansativa tentativa de compra, os pescadores do estado voltarão a ter um lugar para chamar de seu e poderá vislumbrar um futuro melhor. Com isso, estaremos beneficiando um setor fundamental para a economia do estado”, afirma o membro do governo do RJ, Claudio Castro.

A estimativa é que a instalação pensada pelo governo do RJ, na área do pregão para movimentação, seja para a armazenagem e comercialização das pescarias, unidades de fabricação de gelo, oficinas de barcos e cursos de capacitação, dentre outras facilidades para o setor.

Maior Polo pesqueiro do Brasil

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cássio Coelho, quando o polo de pesca estiver em operação, ele será detentor do título do maior e mais moderno empreendimento do tipo no Brasil, sendo um marco para a consolidação e para o desenvolvimento de cadeias produtivas ligadas à economia marítima, além de gerar diversas vagas de emprego e renda para o estado.

“Muito em breve estaremos inaugurando nosso plano master, o modelo de negócios e o cronograma de execução do projeto. Nas próximas semanas iremos solicitar ao Inea a autorização ambiental para iniciar, em janeiro, a limpeza do terreno”, afirma Cássio Coelho.

Além da construção no local, o Polo Náutico Pesqueiro vai abrigar diversas áreas para atracar embarcações, armazenar produtos e também comercializar os peixes, fabricação e armazenagem de gelo, oficinas de barcos, e atracadouro das embarcações. A previsão é que o polo pesqueiro e a comercialização dos produtos tenha início em 2023.

Elaboração do projeto pelo governo do RJ

O desenvolvimento da construção do movo polo pesqueiro está sendo feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri) em conjunto com os inúmeros setores envolvidos.

Com vistas a melhorar a qualificação da mão de obra, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico assinou parceria com o Cluster Tecnológico Naval para promover cursos de capacitação profissional aos moradores das comunidades do entorno da área do polo. O objetivo é formar mão de obra especializada no mercado pesqueiro e economia marítima, para ser aproveitada no próprio complexo, onde funcionava o estaleiro.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos