Aneel anuncia que Brasil superou os 2,3 GW de capacidade de geração solar instalada


Aneel geração solar energia Minas Gerais

Segundo as estatísticas da Aneel, os consumidores residenciais são os grandes responsáveis por esse recorde e Minas Gerais é o estado com consome energia através da geração solar

A capacidade instalada de geração solar distribuída (DG) do Brasil superou os 2,3 GW, mostram as estatísticas da Aneel, reguladora do setor de energia. A capacidade geral da DG no país ultrapassou 2,5 GW, na noite de quinta-feira, com a energia solar sendo a fonte mais popular nesse segmento, contando 200.942 sistemas conectados à rede.

Minas Gerais é o estado com mais conexões de DG – 42.549, seguido por São Paulo com 32.548 e Rio Grande do Sul com 27.874. Os consumidores residenciais representam a maioria do total de instalações de DG solar em 145.920 sistemas. As instalações comerciais e rurais ficam atrás com 36.086 e 13.040, respectivamente. No site da Aneel, estes dados podem ser consultados com detalhes.

Desde 2012, mais de BRL 11,9 bilhões (US $ 2,5 bilhões / EUR 2,2 bilhões) foram investidos neste segmento, informou o jornal Valor Econômico citando dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (PV) (ABSOLAR).

No mês passado, o BID Invest, braço do setor privado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), concedeu o equivalente a US $ 110 milhões em moeda local para impulsionar os sistemas de energia fotovoltaica (PV) de pequena escala no Brasil.

Com garantia da Aneel, haverá mais projetos de geração solar no interior de São Paulo

A concessão da Aneel há alguns anos atrás para projetos renováveis gerou frutos. A produtora francesa de energia renovável ,Total Eren, disse na terça-feira(10) que finalizou o financiamento de seu projeto de energia solar Dracena de 90 MW no Brasil e anunciou novos projetos lá.

Empresas estrangeiras estão investindo pesado em energia renovável no Brasil. Gostaria de fazer um curso de energia solar com aulas online e presencial perto de onde você mora? Clique aqui e faça usa inscrição no curso ENERGIA SOLAR – INSTALADOR SOLAR DE ALTA PERFORMANCE agora.

Um passo simples para se trabalhar embarcado mas poucos conhecem...

Um dos mercados mais almejados para profissionais que desejam trabalhar no mar é o offshore, principalmente em navios de cruzeiro, embarcações de apoio e marcantes. As escalas de trabalho são diferenciadas, podendo-se trabalhar apenas 6 meses e folgando mais 6. Assista o vídeo revelador que têm ajudado muitas pessoas no Brasil a ingressar neste mercado aqui.

Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.