A gigante produtora de bebidas Ambev celebra o Dia da Mulher (8 de março) retratando a crescente importância da mulher no mercado cervejeiro
Para celebrar o Dia da Mulher (8 de março) a maior empresa de bebidas do mundo, a Ambev lançou o filme-manifesto #CervejeiraSouEu, onde retrata a crescente importância da mulher no mercado cervejeiro e também chama a atenção para uma lamentável curiosidade. Fique por dentro, Coca Cola e Heineken fazem acordo e disputa com Ambev deve se acirrar entre as gigantes fornecedoras de bebidas alcóolicas.
Leia também
- A multinacional Heineken fecha com a Danone, um dos líderes mundiais no setor de alimento e bebidas não alcoólicas após parceria com Coca Cola
- A produção de carros elétricos da gigante alemã Volkswagen entrará em “modo turbo”
- Andrade Gutierrez convoca para vagas em obras de construção civil profissionais de ensino fundamental, médio e superior para SP, MG e mais estados
- Após a saída da Ford do país, as multinacionais Honda e Chevrolet paralisam produção de veículos no Brasil e indústria de automóveis pode entrar em colapso
O filme-manifesto #CervejeiraSou está disponível nas plataformas da Ambev, o comercial relembra uma triste realidade nos mecanismos de busca da internet em relação ao gênero do especialista em cerveja.
É simples: faça uma busca com o termo “cervejeiro” e “cervejeira” no Google. No 1º caso, aparecem homens segurando cervejas, no processo de fabricação da bebida, olhando atentamente a copos, na frente de tanques de uma fábrica ou algo assim.
-
Brasil dispõe da Lei da Reciprocidade Econômica que autoriza sobretaxas, bloqueio de investimentos e suspensão de patentes contra os EUA, mas Alckmin escolheu outros meios para negociar o tarifaço
-
Wesley Batista diz que JBS enxerga “um monte de oportunidades” na Europa enquanto antitruste trava EUA e Brasil e custo de capital cai com NYSE
-
Economista admite que a máquina pública pode parar em 2027: gastos obrigatórios já superam 90% e sufocam saúde e educação
-
Governo Federal destina R$ 770 milhões para Belo Horizonte em pacote que inclui ônibus elétricos, ciclovias, drenagem de córregos e obras que impactam milhares de mineiros
Agora experimente colocar a palavra “cervejeira” na busca, não aparece nenhuma mulher, mas dezenas de eletrodomésticos, minigeladeiras para refrigerar a bebida.
Segundo o dicionário Aurélio, “cervejeiro” é um substantivo que significa “fabricante ou vendedor de cerveja“. Cervejeira é o feminino da palavra.
“Cervejeira sou eu”, diz o filme da Ambev
“Cervejeira não é eletrodoméstico. Cervejeira sou eu”, diz o filme, que lembra que “há milhares de anos nós mulheres somos protagonistas no assunto. Não pode existir outro significado, cervejeira é a mulher que faz, entende e aprecia cerveja.”
Como protagonistas, o comercial destaca três mulheres do quadro de funcionárias da Ambev: Bianca Zuppardo, Vivianne Nascimento e Mariane Felix. A empresa informa que 50% dos mestres-cervejeiros do grupo são mulheres.
O comercial propõe que mais e mais mulheres postem nas redes sociais usando a hashtag #CervejeiraSouEu para começar a mudar a realidade dos mecanismos de busca.
O debate sobre equidade de gênero tem ganhado cada vez mais urgência dentro das empresas, e não é diferente no meio cervejeiro e na Ambev. “Hoje, as mestres-cervejeiras representam 50% do quadro de especialistas em processos de produção. Queremos que o mercado como um todo encare a equidade de gênero também como uma prioridade. Por isso, esse movimento surge como o despertar”, diz Laura Aguiar, mestre-cervejeira e responsável pela área de conhecimento e cultura Cervejeira da Ambev.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.