Espuma de grafeno é demonstrada em evento com presença do Ministro da Tecnologia

Espuma de grafeno Rio Innovation Week é de grande importância para o cenário de tecnologia no Brasil

A espuma de grafeno foi demonstrada hoje com presença de autoridades, incluindo o Ministro Marcos Pontes. Saiba mais

A espuma de grafeno foi apresentada no Rio Innovation Week, um evento de tecnologia e inovação, que está acontecendo no Rio de Janeiro.

O evento, esse ano, conta uma participação muito interessante por parte das universidades públicas e outros centros de pesquisas do país, que estão expostas na Vila da Ciência, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A demonstração de hoje contou com a presença do Ministro, o astronauta Marcos Pontes, o Senador Flávio Bolsonaro, autoridades e professores, além dos responsáveis pelas novas tecnologias sendo demonstradas. A espuma de grafeno foi desenvolvida no programa de pós-graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias da Universidade de Caxias do Sul, com o objetivo de desenvolver espumas hidrofóbicas.

Ainda não existe prazo para que a tecnologia esteja disponível para ajuda em desastres reais, tanto a universidade quanto a Zextec ainda tem testes a fazer, antes da liberação do produto em uma escala comercial.

Assim como em outros casos, essa pesquisa teve apoio tanto Estadual quanto Federal, por meio do CNPQ e do Fundo de pesquisa do Rio Grande do Sul, e é mais um exemplo dos resultados incríveis que a ciência  brasileira é capaz de oferecer com financiamento suficiente.

O que é o Rio Innovation Week?

O Rio Innovation Week é um evento especialmente desenvolvido para se falar de tecnologia e inovação, além de gerar negócios. É um dos maiores eventos do gênero no mundo, sendo o maior da América Latina.

Diversos mercados estão representados e tem projetos interessantes a mostrar. 

O projeto da balsa e da espuma de grafeno para a limpeza oceânica e de rios, além da possibilidade de ação em estações de tratamento de água, é apenas um das centenas de projetos que você pode conhecer lá.

O evento vai ocorrer até amanhã, no Jockey Clube, e você pode ter mais informações sobre ingressos e mais no site oficial do evento.

A importância crescente do deste mineral para a tecnologia do futuro.

Tweet da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação sobre o evento

A espuma de grafeno é apenas mais uma das diversas utilizações que esse mineral importantíssimo vem recebendo nos últimos anos.

Essa semana, já falamos da utilização do grafeno para possibilitar às baterias de sódio uma carga parecida com a das baterias de lítio, mas muito mais ainda pode ser descoberto e desenvolvido com esse material.

Assim como as cotas de carbono pela preservação da Amazônia, a utilização do etanol para carros elétricos por meio da conversão de hidrogênio em tantas outras tecnologias incríveis, o grafeno também é uma possibilidade interessante para que o Brasil consiga assumir um papel de protagonista não apenas como fornecedor de matéria-prima, mas também como polo de desenvolvimento de tecnologias verdes e de alto impacto ecológico, social e econômico.

Publicidade




Tags:
Jordan Florio de Oliveira
Especialista em marketing de conteúdo multidisciplinar. Minha missão e comunicar de forma inteligente e interessante, simplificando o complicando e sempre em busca da verdade.
fwefwefwefwefwe