A indústria paulista vive um momento de forte expansão. Foram R$ 82,7 bilhões em investimentos, o dobro do ano anterior. O setor automotivo puxou os aportes, impulsionando inovação, geração de empregos e modernização das unidades produtivas no estado.
Os investimentos na indústria paulista mais que dobraram em três anos. Entre 2022 e 2024, o volume chegou a R$ 82,7 bilhões. O setor automotivo foi o principal motor desse crescimento.
Setor automotivo lidera aportes
Segundo a Fundação Seade, o setor automotivo mais que triplicou seus investimentos no período. O foco está na modernização das fábricas e na produção de veículos híbridos e elétricos. A tendência segue o rumo mundial de inovação e sustentabilidade.
Montadoras como Volkswagen, Toyota e Great Wall Motors (GWM) somam juntas mais de R$ 34 bilhões em novos aportes. As empresas estão apostando pesado em tecnologia limpa e eficiência energética. O objetivo é atender a novas demandas do mercado e reduzir impactos ambientais.
-
Quer colocar farol de LED no carro? Entenda por que a substituição de lâmpadas halógenas continua proibida, quais riscos de ofuscamento preocupam as autoridades e como um novo projeto pode liberar a instalação com certificação, segurança e fiscalização técnica
-
Toyota Corolla Cross 2027 ganha novo visual, com foco em economia, revisões com preço reduzido, mais tecnologia, serviços conectados e garantia de até 10 anos
-
Custando menos de R$ 65 mil, esse sedã automático da Fiat oferece 525 litros de porta-malas, motor 1.8 de até 139cv, sendo uma boa opção para família ou para quem busca um carro com espaço interno e manutenção conhecida no mercado: conheça o Fiat Cronos Precision 2018
-
Volkswagen vai deixar de fabricar esses modelos e cortar 1 milhão de carros da produção até 2030, enquanto elimina 50 mil empregos, reduz plataformas e aposta em veículos que realmente dão lucro no mercado
“A indústria automotiva tem investido fortemente na ampliação e modernização de suas fábricas”, afirma Margarida Kalemkarian, pesquisadora da Fundação Seade. Para ela, o movimento reflete a adaptação às novas exigências globais.
Outros setores também avançam
O setor de celulose e papel também teve alta, com R$ 8,3 bilhões investidos. A Bracell é um dos destaques nesse segmento. Já o setor de bebidas somou R$ 2,5 bilhões em aportes. A Heineken lidera com a ampliação de unidades em Jacareí, Araraquara, Itu e Campos do Jordão.
Campinas foi a região que mais recebeu investimentos, com R$ 26,7 bilhões. Depois vêm Sorocaba (R$ 14,8 bi), Bauru (R$ 9 bi) e a Grande São Paulo (R$ 6,7 bi). Os investimentos inter-regionais chegaram a R$ 21,2 bilhões.
Papel estratégico de São Paulo
Esses números mostram a força de São Paulo na indústria nacional. O Estado segue como polo de inovação, geração de empregos e desenvolvimento.
A Fundação Seade, que produz os dados, atua há mais de 40 anos analisando a realidade socioeconômica paulista.
