As quatro seções do casco do submarino Humaitá já estão no ICN, vindas da UFEM, que também fica em Itaguaí. Começa agora a fase de soldagem para fechamento do casco
As obras de construção do segundo submarino convencional do Programa PROSUB, o “Humaitá”, seguem a todo vapor. Hoje (19/06) a ICN, Itaguaí Construções Navais, de Itaguaí (RJ), concluiu a transferência das seções 3 e 4.
As seções foram construídas na fábrica UFEM, também em Itaguaí e foram as últimas a serem recebidas na ICN. Agora o estaleiro começará a fase de união final das seções visando fechar o casco da embarcação.
Conforme o Click Petróleo e Gás já havia publicado, a seção 1 e a seção 2 já foram transferidas para o estaleiro ICN em 25 de abril e 29 de maio respectivamente.
Estas duas últimas seções transferidas compõem a parte da proa do submarino, onde estão localizados compartimentos importantes para o funcionamento do submarino, tais como a sala de controle, mastros, periscópio e os tubos de lançamento de torpedos.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- Nova lei promete mudar tudo: Você sabe realmente por que foi multado?
- Cientistas descobrem ‘estrada de tijolos amarelos’ no fundo do Oceano Pacífico e intriga comunidade científica; mistério nas profundezas
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
O peso total das quatro seções transferidas ao ICN somam 440 toneladas e o segundo submarino convencional (S-41) do programa PROSUB terá 72 metros de comprimento.
A embarcação terá um deslocamento de cerca de 2 mil toneladas e sua entrega está prevista para o segundo semestre de 2020.
O Programa PROSUB da Marinha brasileira prevê a construção de quatro submarinos de propulsão convencional (Diesel-elétrico) e um de propulsão Nuclear, o primeiro a ser fabricado deste tipo, no Brasil.
O humaitá é o segundo dos quatro e deverá estar pronto até o final do ano de 2022.
O primeiro submarino do programa foi lançado ao mar em 14 de dezembro do ano passado e foi batizado de Riachuelo (S40) e a previsão de sua prova de mar é para este ano.
A prova de mar do Humaitá (S-41) está previsto para 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022.