1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / A ExxonMobil espera que o Brasil e a Guiana sejam os principais impulsionadores do mercado de petróleo e gás em 2021
Tempo de leitura 3 min de leitura

A ExxonMobil espera que o Brasil e a Guiana sejam os principais impulsionadores do mercado de petróleo e gás em 2021

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/12/2020 às 11:34
ExxonMobil - petróleo e gás - Guiana
Sede da ExxonMobil
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Uma das maiores empresas internacionais de petróleo e gás de capital aberto do mundo – ExxonMobil tem planos incríveis que incluem o mercado brasileiro e da Guiana.

A ExxonMobil espera que o Brasil e a Guiana sejam os principais impulsionadores das ambições de crescimento do mercado de petróleo e gás no futuro, já que a supermaior americana pretende concentrar a maior parte das atividades de desenvolvimento de exploração e produção nas duas nações sul-americanas.

Leia também

 “Temos um programa de exploração do mercado de petróleo e gás robusto pela frente”, reduzimos as despesas de capital globalmente em 30%, mas continuamos investindo em exploração no mercado offshore de petróleo e gás para crescer, e o Brasil e a Guiana têm projetos robustos e muito competitivos,” disse a presidente da ExxonMobil Brasil, Carla Lacerda, em um painel na conferência digital Rio Oil & Gas 2020 na quarta-feira.

ExxonMobil tem planos de perfuração no mercado offshore de petróleo e gás do Brasil

A ExxonMobil planeja em janeiro iniciar uma campanha de perfuração de dois poços de petróleo no Brasil visando depósitos do pré-sal usando o navio de perfuração Seadrill West Saturn. O programa consistirá na perfuração do pioneiro Opal no Bloco CM-789 na bacia de Campos e no prospecto Titan na área do pré-sal de Tita, na bacia de Santos.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

No entanto, a ExxonMobil deverá exercer uma opção contratual para manter a plataforma de petróleo e gás operando por mais tempo no Brasil, já que a empresa também planeja perfurar pelo menos um poço de exploração na seção de águas profundas da bacia de Sergipe-Alagoas no segundo semestre de 2021 .

Unidade da ExxonMobil  na Guiana continua

Na Guiana, a ExxonMobil tem conduzido uma campanha de exploração agressiva que resultou em quase 20 descobertas até agora no prolífico bloco Stabroek. “Nosso maior desafio é manter nossas operações resilientes, mas no longo prazo – até 2040 – ainda acreditamos que o petróleo e o gás natural terão um papel importante no mundo”, acrescentou Lacerda.

“Nosso duplo desafio será continuar produzindo energia de forma mais responsável e com menos emissões de carbono. E o Brasil terá um papel relevante ”.

Participando do mesmo painel, o presidente da Shell Brasil, André Araújo, disse que a supermaior anglo-holandesa tem se concentrado na disciplina de capital, acrescentando que a empresa também está buscando fontes renováveis para crescer.

“Temos equipes no Brasil analisando óleo e gás, mas também energia solar e outras fontes renováveis de energia. Tem que haver um equilíbrio entre hidrocarbonetos e energias renováveis no futuro”, disse Araújo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos