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A construção de novo porto de US$ 1,26 bilhão que vai transformar o Saara Ocidental no maior hub comercial da África

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 23/12/2024 às 22:26
A construção de novo porto de US$ 1,26 bilhão que vai transformar o Saara Ocidental no maior hub comercial da África
Estão construindo um porto gigante no Saara Ocidental, que vai custar cerca de 1,26 bilhão de dólares. Esse megaporto vai ligar a África a vários continentes e transformar a economia local.

Com investimento de US$ 1,26 bilhão, a construção de novo porto no Saara Ocidental promete conectar cinco continentes, gerar milhares de empregos e revolucionar as cadeias de suprimentos globais até 2028.

Uma área desértica, pouco povoada, prestes a se transformar em um importante polo de comércio internacional. Esse é o cenário do Saara Ocidental, onde a construção de um porto de US$ 1,26 bilhão promete mudar a história da região. O Porto Atlântico de Dakhla é um marco de modernização e conexão, projetado para conectar a África ao resto do mundo.

Mas por que tanto alvoroço? E o que ele significa para o Saara Ocidental, uma das regiões menos povoadas do planeta? Vamos mergulhar nos detalhes.

O que é o Porto Atlântico de Dakhla?

O projeto inclui um terminal de petróleo, um porto de pesca e até um estaleiro enorme. Com estradas e pontes modernas, o porto será uma das principais conexões marítimas do mundo.
O projeto inclui um terminal de petróleo, um porto de pesca e até um estaleiro enorme. Com estradas e pontes modernas, será uma das principais conexões marítimas do mundo.

O Porto Atlântico de Dakhla não é apenas um porto comum; ele é um complexo completo que abrange 6,5 milhas quadradas. Sua infraestrutura inclui um porto comercial, um terminal de petróleo, um ponto de pesca e um estaleiro moderno.

O porto está conectado por uma ponte de seis quilômetros que se liga a uma rodovia estratégica. Essa rodovia é essencial, pois conecta Tânger à Mauritânia, ampliando as rotas terrestres e marítimas.

Estratégico em sua localização, o Porto Atlântico de Dakhla conecta continentes inteiros. As rotas incluem a África Ocidental, Europa, Oriente Médio, América do Norte e até mesmo a América do Sul. Com isso, o porto tem tudo para se tornar um ponto de encontro vital no comércio global.

Impactos econômicos e sociais da construção do novo porto

Segundo Nisrine Iouzzi, diretora do projeto, a construção é mais do que uma obra de infraestrutura: é um ecossistema. A ideia é transformar a região em um hub de comércio, atraindo investimentos e fortalecendo a economia marroquina. Esse crescimento será impulsionado pela integração do porto às cadeias de suprimentos globais.

A construção do porto está gerando milhares de empregos diretos e indiretos. A cidade litorânea de Dakhla deve experimentar uma regeneração econômica, com melhorias em infraestrutura, comércio e turismo.

A questão do Saara Ocidental

O Saara Ocidental, onde o porto está sendo construído, é um território disputado. Controlado em grande parte pelo Marrocos, mas reivindicado pela República Árabe Saarauí Democrática, o status da região permanece indefinido.

O projeto faz parte da estratégia nacional do Marrocos de modernizar seus portos até 2030. Essa visão busca transformar o país em um ator-chave nas cadeias globais de suprimentos, apesar das tensões geopolíticas envolvendo o território.

Uma nova era para o comércio marítimo

Com o Porto Atlântico de Dakhla, as cadeias de suprimentos globais devem se tornar mais eficientes. Empresas em todo o mundo poderão se beneficiar de uma conexão mais rápida e acessível entre a África e outros continentes.

Esse projeto é um exemplo brilhante de como grandes investimentos podem transformar regiões subdesenvolvidas. Ele serve como inspiração para outros países africanos que buscam modernizar suas infraestruturas.

O Porto Atlântico de Dakhla é uma promessa de transformação. Ele conecta um território pouco explorado ao mundo, oferece oportunidades econômicas e desafia questões políticas complexas. Enquanto o Saara Ocidental pode ser um dos lugares menos povoados da Terra, o futuro que o espera parece ser tudo, menos vazio.

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André Santos de Nascimento
André Santos de Nascimento
24/12/2024 12:41

O autor da matéria está com vergonha de citar o nome do país que é o Marrocos e prefere enganar o leitor chamando o território do Saara Ocidental. É o Marrocos de Tanger até a cidade de Lagouira na fronteira com a Mauritânia. Isto é a realidade.

Paulo Gomes
Paulo Gomes
Em resposta a  André Santos de Nascimento
24/12/2024 14:07

Penso que não seja por medo mas por desconhecimento, talvez.

Felix Marinho
Felix Marinho(@bromometalico)
Trusted Member
Em resposta a  Paulo Gomes
25/12/2024 03:28

Achei foi o texto fraco e ****, o autor simplesmente não se aprofunda em questões cruciais que permeiam inúmeros interesses no Continente Africano, envolvendo muitos paradigmas que vão desde a implantação de uma nova colonização e até mesmo novos modelos de escravidão negra

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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