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Com 75 mil toneladas e tecnologia nuclear avançada, suportando tripulação colossal de 2 MIL pessoas, o novo porta-aviões da OTAN promete revolucionar a guerra marítima e dobrar a força naval internacional!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 12/11/2024 às 08:01
Com 75 mil toneladas e tecnologia nuclear avançada, suportando tripulação colossal de 2 MIL pessoas, o novo porta-aviões da OTAN promete revolucionar a guerra marítima e dobrar a força naval internacional!
Foto: Divulgação
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Novo porta-aviões da OTAN: para revolucionar a guerra marítima, França anuncia novo porta-aviões nuclear com quase 80 mil toneladas de nova geração com capacidade para até 2 mil pessoas.

Enquanto continuam os estudos preliminares de design do novo porta-aviões nuclear da Marinha francesa de nova geração (PA-NG), as características do novo porta-aviões da OTAN estão cada vez mais claras. Começando por sua tonelagem, que será um pouco superior à estimativa inicial de 75 mil toneladas, podendo revolucionar a guerra marítima.

França fecha contrato de 600 milhões de euros para construir novo porta-aviões nuclear

As ambições da França de entrar em uma nova era de poder naval estão dando um passo importante com a confirmação da Direção Geral de Armamento (DGA) dos primeiros pedidos para o sistema de propulsão nuclear do futuro porta-aviões da OTAN PANG da Marinha Francesa.

A Marinha Francesa contratará uma rede de fornecedores e subcontratados industriais do setor nuclear no âmbito de um contrato importante de 600 milhões de euros (640 milhões de dólares). Esses pedidos fundamentais lançam as bases para a produção de elementos-chave fundamentais para o sistema de produção, pavimentando o caminho para a construção de todo o porta-aviões.

O Grupo Naval, a principal empresa francesa de defesa, desempenha um papel fundamental nessa tarefa, supervisionando a industrialização e produção dos principais componentes das salas de caldeiras nucleares do novo porta-aviões nuclear. Suas responsabilidades se estendem a múltiplos locais, incluindo Charbourg e Nantes-Indret.

Além disso, o Chantiers de l’Atlantique supervisionará a modificação de suas instalações localizadas em Saint-Nazaire para adaptá-las à fase de construção. A TechnicAtome, contratante principal das salas de caldeiras nucleares com sede em Aix-en-Provence, será responsável pelo design e supervisão industrial necessários para o processo de construção do novo porta-aviões da OTAN.

Entenda a importância do novo porta-aviões nuclear da França

A operação é fundamental para a França em seus planos de começar a construção de um novo porta-aviões nuclear de nova geração.

Conhecido como Porte-Avions de Nouvelle Génération (PANG), o projeto iniciou seus estudos preliminares em outubro de 2018. Esses esforços foram seguidos por extensos estudos de redução de riscos e inovação entre janeiro de 2021 e dezembro de 2023, juntamente com estudos preliminares de design do primeiro trimestre de 2021 ao primeiro trimestre de 2023.

O programa PANG, que promete revolucionar a guerra marítima, agora está na fase de definição, que está prevista para ser concluída em dezembro de 2025, com o marco da revisão funcional do sistema. A decisão de avançar para a fase de desenvolvimento e produção está prevista para o final de 2025 ou início de 2026, começando uma década de atividades entre 2026 e 2036.

Neste período, estão previstos vários marcos críticos, como a revisão preliminar do design no quarto trimestre de 2028, a revisão crítica no quarto trimestre de 2029, e o começo dos primeiros testes de mar no final de 2035 ou início de 2036. A entrega e a entrada em serviço do porta-aviões estão previstas para o final de 2036 ou início de 2037 e o final de 2037 ou início de 2038, respectivamente.

Sobre o programa PANG

O PANG, novo porta-aviões nuclear futurista que substituirá o atual Charles de Gaulle em 2038, promete ser uma maravilha da engenharia, com poder e capacidades incomparáveis que consolidam a posição da França como potência marítima nas próximas décadas.

O programa representa um avanço significativo na tecnologia naval. Com um deslocamento inicial previsto de 75 mil toneladas, já a caminho das 80 mil, e dimensões de 310 metros de comprimento e 85 metros de largura em seu ponto mais largo.

Impulsionado por dois reatores nucleares de última geração fornecidos pela TechnicAtome, o novo porta-aviões da OTAN terá três eixos motores, garantindo maior manobrabilidade e agilidade.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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