3R Petroleum mira campos offshore da Petrobras no Espírito Santo

Kelly
por
-
08-10-2020 09:15:39
em Petróleo, Óleo e Gás
3R Petroleum mira campos offshore da Petrobras no Espírito Santo Plataforma offshore de petróleo e gás

De acordo com fontes, a petroleira 3R firma consórcio para comprar campos de gás da Petrobras no cluster Peroa, no offshore da Bacia do Espírito Santo

Além de sua atuação em campos onshore no Brasil, a 3R Petroleum tem demonstrado interesse em adquirir campos offshore do cluster Peroa da Petrobras na Bacia do Espírito Santo. Segundo fontes à Reuters nesta quinta-feira (08), um consórcio da 3R e da DBO Energy, empresa composta por executivos brasileiros e noruegueses, está em negociações com a Petrobras para realizar a transação.

Leia também

O cluster Peroa, situado no offshore do estado do Espírito Santo, estaria entre os primeiros campos offshore inteiramente de gás vendidos pela Petrobras em meio a um esforço maior para quebrar o quase monopólio da empresa na cadeia de valor do gás natural no Brasil, de acordo com a Reuters.

A Petrobras sempre foi o operador dominante da maioria dos setores do setor de gás natural do país. Nos últimos anos, porém, a estatal começou seu processo de deinvestimento de oleodutos e ativos de transporte e distribuição, em um movimento que a empresa e o governo esperam estimular o processo de concorrência.

Segundo a Reuters, a Petrobras e a 3R não responderam a uma solicitação de comentários, assim como a DBO também não quis comentar sobre o assunto.

Sobre o ativo offshore da Petrobras no ES

Em 2019, o cluster Peroa produzia pouco menos de 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia, embora tenha produzido várias vezes essa quantidade nos últimos anos. O cluster também inclui o prospecto Malombe, descoberto em 2011, que estudos indicam que poderá produzir até 2,5 milhões de metros cúbicos diários se desenvolvido.

Devido em parte ao perfil maduro do ativo offshore de Peroa, espera-se que seja vendido por um preço relativamente baixo em comparação com outros ativos de produção oferecidos pela Petrobras na área, disseram as fontes.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.