Mesmo em processo de privatização da Petrobras algumas empresas norueguesas decidem aplicar investimentos no mercado Brasileiro de petróleo e gás

Valdemar Medeiros
por
-
08-10-2020 06:44:21
em Petróleo, Óleo e Gás
Petrobras - Petróleo e gás - privatização Plataforma offshore – Peregrino

Fuga maciça de dinheiro do Brasil – mas empresas norueguesas permanecem na indústria de petróleo e gás

O Brasil pode ver um declínio no investimento estrangeiro de até 40% na indústria do petróleo e gás em 2020, as empresas norueguesas estão investindo mais no país  mesmo com a privatização da Petrobras.

Leia também

Foram semanas muito estressantes, diz Kjetil Solbrække, ex-chefe da Statoil no Brasil

Ele tinha acabado de abrir sua própria companhia de petróleo e gás e estava comprando seus primeiros campos de petróleo quando a pandemia corona o atingiu.

Mas o acordo com a estatal brasileira de petróleo Petrobras foi implementado e a produção dos campos no norte do Brasil já está em andamento. As oportunidades ainda são grandes no Brasil, diz Solbrække.

Petrobras é considerada a maior porta de entrada para o mercado offshore do mundo na indústria fornecedora de petróleo e gás

O Brasil está entre os países do mundo mais atingidos pela pandemia corona. Isso levou a uma forte desaceleração econômica e a uma fuga maciça de capitais do país. De acordo com especialistas, pode haver um declínio de até 40% no investimento estrangeiro direto na indústria do petróleo e gás em 2020. Mas a fuga de dinheiro começou antes mesmo da pandemia atingir o país.

Um dos motivos é que muitos investidores não têm certeza de onde o polêmico presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, liderará o país. Isso se aplica, entre outras coisas, à sua política climática e ambiental, que preocupa os investidores internacionais. Outra razão para a fuga de capitais é que as autoridades reduziram drasticamente as taxas de juros. Assim, é menos lucrativo ter poupança nos bancos brasileiros.

Investimento certo na indústria de petróleo e gás

As empresas norueguesas investiram pesadamente no Brasil. Com exceção da UE e dos EUA, este é o maior mercado para investimentos noruegueses no exterior. Mais de uma centena de empresas norueguesas, entre elas Equinor, Hydro, Aker Solutions, Statkraft, DOF e Yara, estão estabelecidas no país. As organizações norueguesas afirmam que não será a privatização da Petrobras que as farão desistir de investimentos no Brasil.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe