A empresa Wartsila vai converter uma antiga usina de diesel brasileira para gás natural
O contrato com a Geradora de Energia do Amazonas (GERA Amazonas), foi assinado pela Wartsila em setembro de 2020, mas restavam alguns detalhes para conversão da nova usina de gás natural acontecer e gerar novas vagas de emprego. A usina opera atualmente cinco motores Wartsila gás-diesel, que serão convertidos em motores movidos a gás natural, permitindo um aumento na geração de energia capacidade dos atuais 85 a 91 MW.
Leia também
Wartsila afirma que conversão o da usina para gás natural reduzirá níveis de carbono
O uso de combustível 100% gás natural resultará em uma redução de 35.000 toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente (MTCDE) por ano, equivalente à poluição de cerca de 7600 carros. Além disso, as emissões de partículas (PM) também serão reduzidas significativamente. A conversão está programada para começar em maio de 2021 e ser concluída na primavera de 2022.
Um contrato de operação e manutenção Wartsila existente também foi atualizado para corresponder ao escopo e responsabilidades aplicáveis à nova tecnologia de motor. A fábrica, inaugurada em 2006, é operada e mantida pela Wartsila há 12 anos. O acordo atualizado cobre a equipe de gerenciamento, a equipe de operações, uma equipe dedicada de manutenção no local, bem como serviços de treinamento e segurança no local. Para garantir a disponibilidade e confiabilidade do desempenho da planta, o suporte remoto será fornecido a partir do Centro de Experiência da Wartsila em Manaus com um Plano de Manutenção Otimizado e orientação técnica.
- OEC Brilha no Cenário Internacional com Projetos Destaques no Brasil e Panamá
- Mais de 1 milhão de barris: envio de petróleo da Rússia para Coreia do Norte em troca de soldados e armas na guerra contra Ucrânia
- Bacia de Campos terá R$ 130 bilhões em investimentos, 25 mil empregos e nova era energética para o Brasil
- Tramontina na indústria offshore? Umas das maiores metalúrgicas do Brasil entrega projeto inovador para FPSO da PRIO!
Este terceiro projeto recente no Brasil soma-se aos mais de 100 motores em todo o mundo, representando um total de mais de 1,2 GWe, que a Wartsila já converteu para gás natural. Como as anteriores, essa conversão melhorará o desempenho da planta, reduzirá seu impacto ambiental e aumentará sua confiabilidade e flexibilidade, enquanto reduz os custos operacionais.
Sobre a empresa
Wartsila Energy lidera a transição para um futuro de energia 100% renovável. Ajudam os seus clientes a descobrir o valor da transição energética, otimizando seus sistemas de energia e preparando seus ativos para o futuro.
A oferta da empresa inclui usinas de energia flexíveis, sistemas de gerenciamento de energia e armazenamento, bem como serviços de ciclo de vida que garantem maior eficiência e desempenho garantido. A Wartsila entregou 72 GW de capacidade de usina em 180 países ao redor do mundo.