Fabricante sueca decide instalar uma rede de carregadores para carros elétricos no Brasil. Volvo garante fácil acesso aos pontos de recarga rápida e pretende estender essa rede por todo o país
A Volvo anunciou na última quarta-feira, 15, que irá instalar cerca de 13 carregadores elétricos rápidos, destinados à carros elétricos em rodovias no Brasil. De acordo com o planejamento da Volvo, os postos de recarga rápida serão instalados inicialmente em rotas específicas que interligam a cidade de São Paulo a outras cidades e capitais, tais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
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Fácil acesso aos pontos de recarga de carros elétricos
De acordo com a Volvo, os pontos de carregadores de carros elétricos serão colocados em locais de fácil acesso, como redes de restaurantes de estrada. Duas delas são a Graal e a Frango Assado, muito populares nas cidades onde os primeiros pontos serão instalados.
Cada carregador terá 150 kw e será acompanhado de dois plugs tipo CCS2, ou seja, dois carros elétricos poderão ser carregados ao mesmo tempo, por um tempo médio de 35 minutos.
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A potência dos carregadores é suficiente para recarregar até 80% das baterias e qualquer carro que tenha esse mesmo padrão de plug poderá usar o carregador.
Fases do projeto da fabricante sueca
De acordo com os executivos da Volvo, serão cinco fases de implantação de pontos de carregadores de carros elétricos e esta é apenas a primeira fase. Esse compromisso da Volvo em instalar pontos de recarga rápida fazem parte de um projeto da companhia de eletrificação da mobilidade no Brasil.
Somente nesta primeira fase, o investimento será em torno de R$10 milhões. A implantação dos carregadores de carros elétricos deverá acontecer entre março e abril de 2022.
Segundo o diretor de Marketing da Volvo no Brasil, Rafael Ugo, esse projeto visa por fim a qualquer lacuna ou desconfiança vinda das pessoas, com relação ao carregamento de carros elétricos. O anúncio da Volvo foi feito em evento comumente realizado em São Paulo e transmitido ao vivo pela internet.
Pontos de carregamento de carros elétricos fazem parte de uma estratégia de marketing, a nível mundial, segundo Volvo
Segundo João Henrique Garbin de Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, a fabricante sueca tomou a decisão de que não haveria um plano separado para o Brasil, pois a Volvo acredita que o caminho que estejam elaborando no momento seja o correto.
O executivo disse ainda que esse caminho foi decidido a nível mundial, mesmo que as coisas sejam diferentes no Brasil, porém a ideia é que a linha dos produtos Volvo seja a mesma para todos os países em que a marca é atuante. João Henrique foi questionado sobre as questões de repressão ou ‘lobby’, diante do cenário que está organizando no Brasil, mas o executivo relatou que é difícil dizer se existe ou não uma organização “antielétrico”, mas que é natural, fabricantes serem dotadas de alta tecnologia e concorrentes ou repressores quererem boicotar isso.
O diretor geral de operações e inovação da Volvo no Brasil concluiu sua fala dizendo que a fabricante espera contar com a sociedade e que seu foco agora é acelerar o processo de instalação de redes de carregamento de carros elétricos no Brasil.