As usinas de cana-de-açúcar, carro chefe na produção de etanol, possuem grandes expectativas para a próxima safra. 605 milhões de toneladas são previstas
As usinas de etanol e açúcar têm grandes expectativas nesta safra. As produtoras de cana-de-açúcar do Centro-Sul brasileiro irão responder por 80% da produção do combustível e do adoçante do país. A safra terá início em 1º de abril e se estenderá até 30 de março de 2022. Em termos gerais, é esperado que as usinas produzam mais açúcar, para atender às necessidades alimentares do mundo.
Importância das usinas de etanol e cana-de-açúcar
As usinas de etanol e cana-de-açúcar no Brasil tem uma grande flexibilidade na produção, ao contrário das unidades de produção nos Estados Unidos, onde a principal matéria-prima é o milho, que só produz etanol.
No Brasil, a unidade de produção de cana pode alterar a estrutura de produção, ou seja, a cana-de-açúcar pode entrar em colheita e produzir 60% de açúcar. Porém, após os ajustes industriais necessários, esse percentual pode ser alterado. O fato é que a indústria canavieira brasileira está liderando o aumento do etanol ou do açúcar, afinal, a tarefa é fornecer produtos que equilibrem o mercado interno, seja combustível ou adoçante.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
Projeção da produção de açúcar e etanol
Tudo indica que as usinas vão produzir mais açúcar, para atender às necessidades alimentares do mundo. Porém, para tornar o açúcar mais propenso no “mix” é preciso esperar o que vai acontecer na Índia, que é um importante player produtivo e teve impacto na logística de exportação. Por exemplo, se o transporte dos indianos não der certo, os preços internacionais do açúcar provavelmente irão subir.
De qualquer forma, estima-se que as usinas de etanol e cana das regiões Centro-Sul terão 46% de açúcar misturado, enquanto o etanol ficará com os 34% restantes. Até 1º de março, as regiões centro e sul haviam processado 599 milhões de toneladas. A Unica – União da Indústria de Cana de Açúcar, prevê que a safra deste ano chegará a 605 milhões de toneladas.