Na região de Varginha em MG, a Usina hidrelétrica da Ilha Grande, que foi desativada em 1980 está sendo revitalizada e pode voltar a gerar energia elétrica em breve.
A Usina hidrelétrica foi uma das principais geradoras de energia para um montante de 50 cidades da região de MG, e seguiu em funcionamento por mais de 60 anos. De acordo com a Fundação Cultural de Varginha/MG, a usina hidrelétrica foi fundada no ano de 1914, pelo então presidente Wenceslau Braz e pelo Governador Delfim Moreira.
Leia também
Usina da Ilha Grande em MG é tombada como patrimônio cultural
O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Usina da Ilha Grande em MG, foi tombado como patrimônio cultural de Varginha no ano de 2013, tendo sido inscrito no Livro do Tombo dos Bens Arqueológicos, Etnológicos e Paisagísticos. Tal conjunto, que é reconhecido como Usina do Braço Seco, é afugentado com a formação de uma ilha artificial, que está totalmente inclusa ao meio ambiente natural.
Obra de revitalização da Usina hidrelétrica da Ilha Grande em MG tem previsão de conclusão em até 24 meses
Mediante a Fundação Cultural, a obra já foi iniciada no mês de outubro do ano de 2019, e tem previsão de conclusão e entrega em até 18 a 24 meses. A empresa Compasso Energia S/A, que é uma das cabeças da usina hidrelétrica, é também, a principal responsável pela execução da obra de revitalização e recapacitação da usina.
- Uma empresa inovadora do setor da construção civil planeja investir R$ 80 milhões em nova fábrica no Sul do Brasil — Muitos empregos gerados
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
Dentre os serviços feitos na obra, está incluso o desassoreamento das estruturas arquitetônicas do complexo hidrelétrico, a revitalização da barragem principal, da câmara de carga, da antiga casa de máquinas, da ponte de acesso à usina, das comportas desarenadoras, os equipamentos hidromecânicos, sistemas de adução e sucção, a substituição parcial do piso da antiga casa de máquinas; reconstrução do canal de fuga e adução.