1. Início
  2. / Construção
  3. / Usina hidrelétrica da Ilha Grande, desativada em 1980 deve voltar a gerar energia em MG
Localização MG Tempo de leitura 2 min de leitura

Usina hidrelétrica da Ilha Grande, desativada em 1980 deve voltar a gerar energia em MG

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/12/2020 às 11:30
usina - hidrelétrica - MG
usina hidrelétrica MG
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Na região de Varginha em MG, a Usina hidrelétrica da Ilha Grande, que foi desativada em 1980 está sendo revitalizada e pode voltar a gerar energia elétrica em breve.

A Usina hidrelétrica foi uma das principais geradoras de energia para um montante de 50 cidades da região de MG, e seguiu em funcionamento por mais de 60 anos. De acordo com a Fundação Cultural de Varginha/MG, a usina hidrelétrica foi fundada no ano de 1914, pelo então presidente Wenceslau Braz e pelo Governador Delfim Moreira.

Leia também

Usina da Ilha Grande em MG é tombada como patrimônio cultural

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Usina da Ilha Grande em MG, foi tombado como patrimônio cultural de Varginha no ano de 2013, tendo sido inscrito no Livro do Tombo dos Bens Arqueológicos, Etnológicos e Paisagísticos. Tal conjunto, que é reconhecido como Usina do Braço Seco, é afugentado com a formação de uma ilha artificial, que está totalmente inclusa ao meio ambiente natural.

Obra de revitalização da Usina hidrelétrica da Ilha Grande em MG tem previsão de conclusão em até 24 meses

Mediante a Fundação Cultural, a obra já foi iniciada no mês de outubro do ano de 2019, e tem previsão de conclusão e entrega em até 18 a 24 meses. A empresa Compasso Energia S/A, que é uma das cabeças da usina hidrelétrica, é também, a principal responsável pela execução da obra de revitalização e recapacitação da usina.

Dentre os serviços feitos na obra, está incluso o desassoreamento das estruturas arquitetônicas do complexo hidrelétrico, a revitalização da barragem principal, da câmara de carga, da antiga casa de máquinas, da ponte de acesso à usina, das comportas desarenadoras, os equipamentos hidromecânicos, sistemas de adução e sucção, a substituição parcial do piso da antiga casa de máquinas; reconstrução do canal de fuga e adução.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos