MENU
Menu
Início Universidade Federal abre inscrições para cursos de GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA; são mais de 900 vagas

Universidade Federal abre inscrições para cursos de GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA; são mais de 900 vagas

14 de fevereiro de 2024 às 14:52
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Universidade Federal abre inscrições para cursos de graduação a distância. (Imagem: reprodução)
Universidade Federal abre inscrições para cursos de graduação a distância. (Imagem: reprodução)

Universidade Federal anuncia a abertura de vagas para candidatos que queiram estudar na instituição de forma remota.

Uma realidade até pouco tempo atrás impensável: estudar em uma Universidade Federal de forma remota. Agora, tal fato vem sendo corriqueiro, sendo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) uma das que estão propondo a ideia.

Nesse sentido, a instituição publicou um edital em que consta a abertura das inscrições para o Processo de Seleção para ingresso nos cursos de Graduação a Distância 2024. De acordo com o documento, ao todo, são 907 vagas abertas. Essas oportunidades estão distribuídas entre seis cursos de licenciatura. São eles:

Artigos recomendados
  • Computação;
  • Matemática;
  • Química;
  • Física;
  • Educação Física;
  • E Pedagogia.

Segundo a instituição, esses cursos serão desenvolvidos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos seguintes polos de apoio presencial: Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cambuí, Carandaí, Carangola, Cataguases, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Ipanema, Itamonte, Lagoa Santa, Lavras, Sete Lagoas e Varginha.

Modalidade de ingresso na Universidade Federal

Conforme consta no edital, os interessados em fazer parte da Universidade Federal de Juiz de Fora poderão optar pela modalidade de ingresso: são duas.

Na primeira, destinada ao público em geral, leva-se em conta o aproveitamento da média das notas de Português e Matemática, com apresentação do histórico escolar do ensino médio, e engloba 70% das vagas.

Por outro lado, na segunda opção, voltada aos professores da rede pública, em exercício, sem formação inicial em nível superior, ou que não possuem formação na área em que atuam, deve-se comprovar vínculo com as suas respectivas redes de ensino e apresentar, como requisito obrigatório, seu cadastramento na Plataforma Freire. Aqui, estão reservadas 30% das chances.

Segundo o edital, caso exista um número superior de inscritos em relação à quantidade de vagas na modalidade professor, o critério utilizado será o tempo de serviço e, posteriormente, a idade do estudante.

Alunos podem pedir isenção da taxa da inscrição

A isenção da taxa de inscrição pode ser feita até esta quarta-feira (14), sendo que o resultado positivo ou negativo da solicitação será liberado no próximo dia 20 deste mês no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Caso a solicitação seja negada, o inscrito poderá gerar um Guia de Recolhimento da União (GRU) para que o pagamento da taxa seja efetuado.

Até quando as inscrições para a graduação a distância estão abertas

Os interessados devem ficar atentos, pois a inscrição ficará aberta até o próximo dia 29 de fevereiro no site da Copese. Importante lembrar que, no ato da inscrição, será preciso ler as instruções, preencher o formulário com os dados completos e enviá-los eletronicamente.

Depois disso, será emitido um Guia de Recolhimento da União correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$150. O documento poderá ser pago apenas no Banco do Brasil.

Quando sai o resultado do processo seletivo

Segundo o edital da Universidade Federal de Juiz de Fora, a expectativa é que o resultado final do processo seletivo seja divulgado no dia 25 de março no site da Copese. Depois disso, os aprovados deverão entregar os documentos para a matrícula. As aulas começam no dia 15 de abril de 2024.

Leia também: Programa “Meu Primeiro Emprego” tem SEIS MIL vagas em cursos profissionalizantes; veja quem pode se candidatar

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x