Tupy, uma multinacional brasileira, fechou uma parceria com a Westport Fuel e AVL List para o desenvolvimento de um motor movido a hidrogênio voltado para atividades de transporte de cargas
A Tupy, uma multinacional brasileira da área de metalurgia, está desenvolvendo um motor de combustão interna movido a hidrogênio voltado para atividades no transporte de cargas. O projeto está sendo trabalhado em parceria com a Westport Fuel Systems, uma líder global em combustíveis alternativos e a AVL List, uma das maiores empresas independentes do mundo em simulação e testes na indústria automotiva.
Leia também
Motor de hidrogênio da Tupy trará diversas vantagens
Especialistas apostam alto no hidrogênio como uma fonte para aplicações no transporte de cargas, tendo em vista que ele traz diversos benefícios como a emissão zero de carbono, a possibilidade de ser reabastecido de forma rápida e também de ser utilizado para alimentar células de combustível e motores a combustão interna.
Além de todas essas vantagens, o hidrogênio poderá permitir o uso de tecnologias já existentes, podendo ser fundamental para garantir o seu custo acessível para caminhões e ônibus que percorrem longas distâncias.
- Uma empresa inovadora do setor da construção civil planeja investir R$ 80 milhões em nova fábrica no Sul do Brasil — Muitos empregos gerados
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
Objetivo das empresas com o projeto novo projeto do motor movido a hidrogênio
As empresas Tupy, Westport e a AVL trabalharão na criação de um sistema de injeção direta de alta pressão, um componente que precisa de tecnologias e materiais de fundição e de usinagem superiores, que são a especialidade da Tupy.
A parceria tem como objetivo a redução no consumo de combustível dos motores atuais, que já utilizam hidrogênio, e consequentemente aumentar sua eficácia. A AVL concluiu com sucesso o trabalho do motor AVL HydrogenEngine com o apoio da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, no início do ano.
Já a Westport realizou testes em veículos pesados usando hidrogênio e um sistema de injeção de alta pressão, que tiveram sucesso. Segundo a multinacional brasileira, os primeiros resultados do motor estão previstos para o próximo ano.