Faltando agora apenas a liberação do INEA, a Transpetro liberou as atividades no TEBIG e a cidade vai ganhar uma receita de mais de 4 milhões por mês
Março de 2015, um acidente envolvendo 2 navios da Transpetro durante uma operação conhecida como Ship-to-ship, despejou um quantidade imensa de óleo no mar de Angra dos Reis. Na época, a secretaria e instituto estadual do ambiente( INEA), suspenderam as operações desse tipona Baia das Ilha Grande.
” Foi uma decisão politicamente errada do secretário Carlos Minc que agora está sendo revertida tecnicamente e financeiramente em proteção do estado do Rio de Janeiro e a cidade”, diz Fernando Jordão, atual prefeito de Angra dos Reis.
Além do desastre ambiental, o acidente e por consequência a suspensão das operações, geraram um estrago financeiro nas contas e no planejamento do município. Pouco mais de 2 anos depois do acidente, a Transpetro realizou o primeiro teste das operações de transbordo no terminal da Baia da Ilha Grande( o TEBIG).
- Com salários de até R$ 8,4 mil, novo concurso Cisru 2025 oferece 118 vagas de níveis médio, técnico e superior em MG
- Que tal trabalhar na indústria de óleo e gás? Ocyan abre diversas vagas de emprego, incluindo oportunidades para PCDs e aprendizes; Veja como participar do processo seletivo
- Revolução das motos de 2025: Conheça os 5 modelos que vão dominar as estradas do Brasil e da Europa!
- FARAÔNICO! Estádio do Flamengo, custando R$ 2 BILHÕES, será a MAIOR obra da HISTÓRIA do futebol brasileiro, ficando em 2º em toda América Latina
Na manhã de sexta feira(12), estiveram no terminal os técnicos do INEA, representantes da Marinha do Brasil, o prefeito Jordão, o vice-prefeito Manoel Parente, a secretaria de desenvolvimento econômico, o presidente da Câmara e vereador José Augusto e o vereador Canindé do Social.
” O município de Angra está passando por um crise muito complicada, assim como o estado e o país. Aqui estamos perdendo dinheiro para arrecadação do município. Então é o INEA conceda essa liberação para autorizar a retomada dos transbordos na região porque agora é seguro para o meio ambiente. Tanto que estamos aqui no navio com toda tranquilidade possível”. Diz o vereador Canindé do Social.
O secretário estadual do ambiente André Correira não compareceu ao teste: ‘Resta apenas dizer que pela prefeitura, secretaria de meio ambiente e pela Marinha do Brasil não há problemas. O questão hoje está nas mãos do INEA que está presente hoje com seus técnicos e infelizmente, o secretário José Corrêa que deveria estar aqui presente pela complexidade da operação e pela importância, que não envolve apenas Angra dos Reis. Quando falamos de economia, os prejuízos é para a cidade, para o estado do Rio e o Brasil como um todo, porque muito navios deixaram de vir para o Brasil. Por os impostos como ISS, ICMS, royalties e etc… que complementa as a renda da cidade deixaram de ser arrecadados”, diz de modo crítico e indignado o vereador Zé Augusto.
O teste simulou toda a operações de transbordo, ou seja, a transferência de óleo de um navio para o outro. O município reconhece a importância que tem para a economia local a presença da Transpetro em Angra, subsidiária da Petrobras responsável pela a operação.
” O município ganhará hoje em torno de 200 milhões de reais que entrará nos cofres da prefeitura que gerará empregos, recursos e melhorar a qualidade de vida… Enfim, esse dinheiro será muito útil e muito bem usado pela gestão atual”, diz entusiasmado Aurélio Marques, secretário executivo da Indústria e Comércio.
Se autorizado pelo INEA, o retorno desse tipo de operação na Baia de Ilha Grande representará um reforço grande para os cofres públicos.
O prefeito ainda complementa: ” Eu quero proteger essa baia linda, mas também que quero que Angra não perca o recurso. O dinheiro da cidade estava indo para o Espirito Santo, São Paulo e a cidade ficando cada vez mais pobre. Se temos aqui o terminal e investimentos antigos do Brasil importante para a Petrobras, é muito mais barato fazer operações aqui,em águas tranquilas e abrigadas.”
Veja o vídeo e as autoridades presentes na operação
Procurada pela TV Câmara, o INEA não respondeu as ligações e nem as mensagens. Já a Transpetro em nota declarou que realizou com sucesso todos os testes no terminal de Angra dos Reis, dependendo agora apenas do INEA para liberar a licença.
Fonte:https://goo.gl/6CV8qs
Transcrição da matéria: TV Câmara