Um carro elétrico popular consome, na tarifa convencional do Maranhão, em média R$ 60,00 por carga completa; encher o tanque de gasolina de um carro a combustão do mesmo porte custa cerca de R$ 250,00
Trabalhando pelo futuro todo dia, a Equatorial Maranhão inaugurou, no último sábado, o primeiro Eletroposto do grupo, no Maranhão, marcando mais uma etapa do seu projeto de Mobilidade Elétrica. O eletroposto instalado no Parque do Rangedor, na capital maranhense, permite que a população carregue até dois carros elétricos simultaneamente de forma totalmente gratuita, junto com uma estação de 10 bicicletas elétricas para uso também gratuito da população, utilizando como uma das fontes de alimentação a energia solar, limpa e renovável. Além disso, foi doado um carro elétrico para a Secretaria de Governo, que será utilizado na fiscalização e vistoria dos parques públicos.
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A iniciativa do Grupo Equatorial acontece por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia. O investimento total do projeto em cinco estados da federação é de aproximadamente R$ 19 milhões, sendo que o projeto no Maranhão conta com a importante parceria do Governo do Estado.
O que é mobilidade elétrica e porque a Equatorial investiu nesse projeto
Mobilidade elétrica é um termo utilizado para definir a eletrificação dos meios de transporte, ou seja, a possibilidade de locomoção por meio de veículos movidos 100% a energia elétrica. O principal objetivo do Projeto de Mobilidade Elétrica da Equatorial é fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade maranhense frente ao cenário atual de mobilidade urbana, de forma a incentivar a adesão e contato mais próximo com a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros.
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Desta maneira irá contribuir com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável da energia e fomentando a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns, como gasolina e diesel).
Veículos elétricos são movidos exclusivamente por eletricidade e podem ter um ou mais motores, que dependem da energia armazenada em baterias, geralmente de íons de lítio, para funcionar. Por não ter os combustíveis fósseis como fonte, os carros elétricos não emitem CO2 (dióxido de carbono) e não poluem o meio ambiente.
Um carro elétrico popular como o modelo ZOE, da Renault (mesmo modelo que foi doado ao Governo do Estado), leva em torno de 3 horas para uma carga completa e permite o percurso de até 250 km. Levando em consideração que cada carga completa consome 52 kWh de energia, o valor médio para cada carga, na tarifa convencional do Maranhão (R$ 0,76597 para cada kWh) com adição dos encargos, tributos estaduais e federais, o valor de uma carga completa sairia em média *R$ 60,00 por carga (*valor médio calculado para um cliente convencional residencial). Para efeito comparativo, encher o tanque de gasolina de um carro a combustão do mesmo porte custa hoje em torno de R$ 250,00.
Projeto tem o objetivo de fomentar e incentivar a mobilidade elétrica no Maranhão
Além de criar uma proposta sustentável para o transporte, o projeto também busca desenvolver inovações tecnológicas e diversificar as fontes energéticas; fomentar a qualidade de vida da comunidade através do uso das bicicletas disponibilizadas para o lazer; e estimular o avanço tecnológico nacional através do desenvolvimento de sistema de carregamento de veículos.
O Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, comenta que este investimento renderá excelentes frutos no Maranhão e que a distribuidora tem grande satisfação em proporcionar esse projeto de maneira pioneira no estado. “Alinhado com os acontecimentos e avanços mundiais dentro dessa realidade de mobilidade elétrica, temos certeza que este projeto será de grande valor para o Maranhão, despertando a população para o futuro, que já está acontecendo aqui perto de nós. É com muito orgulho que somos a primeira empresa do grupo a concretizar esse projeto, dentro do nosso papel social de despertar uma consciência sustentável, que é algo que temos feito desde a implementação dos postos de reciclagem, há 10 anos, dentre diversos projetos que vem sendo executados. Esta já é uma realidade muito próxima e precisamos estar preparados e contribuindo para esses avanços tão importantes para o meio ambiente, para o Maranhão e para as pessoas”, destacou Sérvio Túlio.
Sobre o uso do eletroposto e das bicicletas elétricas
A parceria entre Equatorial Maranhão e o Governo do Estado possibilitou que o eletroposto fosse instalado no Parque do Rangedor, um local público na capital, abraçado por projetos da distribuidora desde a sua inauguração.
“O Grupo Equatorial está fazendo uma doação de equipamentos para o Parque Rangedor, a fim de que haja estímulo a uma transição energética, no futuro, que é uma tendência, sem dúvidas, no mundo e no Brasil, no que refere à matriz energética da mobilidade. Acreditamos que os veículos elétricos são uma tendência que irá crescer e, no Rangedor, haverá essa experimentação desse futuro, com serviços de administração do parque, que estarão com veículos elétricos e a disponibilização das bicicletas elétricas para os frequentadores do parque”, ressaltou o governador Flávio Dino.
Instruções e horário de funcionamento do posto para carro elétrico no Maranhão
O eletroposto conta com duas estações de carregamento e está funcionando no horário do parque, de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h e pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseje carregar seu carro elétrico, gratuitamente, por ordem de chegada.
Já as 10 bicicletas elétricas puderam ser utilizadas dentro do parque a partir de ontem (20), com liberação a ser feita por meio do aplicativo “E+ Mobilidade Elétrica” disponível nas lojas de smartphones para download.
O usuário deverá realizar um cadastro no APP, incluindo um cartão de crédito que será utilizado apenas para fins de garantia de devolução da bicicleta. O uso do equipamento poderá ser feito durante uma hora, na ciclovia de dentro do parque, e a devolução deve ser feita dentro desse prazo à estação.
O aplicativo é seguro e os dados informados serão utilizados apenas para essa finalidade, conforme termos de uso explícitos no APP. Em horário comercial haverá um instrutor da Equatorial Maranhão