A Toyota está investindo em seus clássicos da década de 80, transformando modelos antigos em elétricos ou com motor a hidrogênio. A multinacional não entrou em detalhes quanto ao desempenho dos mesmos.
Recentemente, a Toyota anunciou dois exemplares clássicos da década de 80. O primeiro é o Corolla GT-S, também chamado de AE86. O grande diferencial do veículo fica por conta do seu motor. Um deles foi desenvolvido com um motor elétrico de picape, enquanto o outro ganhou um motor a hidrogênio, uma das grandes apostas da montadora japonesa para o futuro.
Saiba mais sobre as novidades dos clássicos da década de 80
A novidade com motor a hidrogênio e elétrico será destaque no Salão do Automóvel de Tóquio deste ano e, de acordo com a montadora, é uma grande demonstração de que os carros antigos podem continuar vivos nas ruas mesmo com os padrões de sustentabilidade cada vez mais rigorosos em termos de emissões.
O conceito AE86 H2, como o próprio nome indica, utiliza um motor a combustão capaz de queimar hidrogênio no lugar da gasolina. O combustível fica armazenado em dois tanques de alta pressão no porta-malas.
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A Toyota afirma que as modificações, que incluem novos injetores de combustível, velas de ignição e tubos de combustível, foram reduzidas ao mínimo no processo de conversão do modelo com motor a hidrogênio, mantendo até mesmo a transmissão manual do carro original.
O segundo modelo é o mais modesto e, com o nome de AE86 BEV, o modelo combina o mesmo motor elétrico utilizado na picape híbrida Toyota Tundra de 48 cavalos de potência com a bateria de um híbrido plug-in Prius Prime. A montadora ressalta que, para manter a sustentabilidade do projeto, os bancos e cintos de segurança também foram reconstruídos utilizando material reciclado. Por ora, nenhum número de desempenho sobre o carro elétrico ou com motor a hidrogênio foi revelado.
Outras empresas também buscam eletrificar modelos antigos
No fim, este tipo de projeto feito pela Toyota não é único, a sul-coreana Hyundai também apostou na reconstrução de um clássico com motor a hidrogênio. A marca apresentou um conceito retrô no último ano, com inspiração no estilo do Hyundai Pony Coupe de 1974.
Akio Toyoda, CEO da Toyota, inclusive afirmou no evento que gostaria de apoiar iniciativas parecidas em um futuro próximo. Há diversas pessoas que planejam aproveitar a vida com seus carros favoritos. Apesar da tecnologia de conversão do AE86 ainda estar sendo desenvolvida, Toyoda espera afastar o medo de que não será possível dirigir os amados carros quando o mundo se tornar neutro em carbono. Pelo contrário, há um caminho que é possível seguir.
Na abertura do evento, o executivo da Toyota afirma ainda que comercializar apenas carros elétricos não será suficiente para atingir a neutralidade de carbono até 2050. Assim, a ideia de converter os carros poluentes nas ruas poderá ser um grande aliado para reduzir as emissões.
Toyota poderá produzir em série o Corolla Cross movido a hidrogênio
A Toyota continua investindo em uma abordagem multi-energia ao apresentar recentemente seu novo modelo Corolla Cross H2, um protótipo equipado com motor a combustão de hidrogênio, para mostrar que há outras formas de atingir a neutralidade de emissão além dos carros elétricos.
Na verdade, a montadora japonesa agora continua focando nos híbridos, híbridos plug-in e elétricos a bateria, entretanto sem dar prioridade a uma propulsão única.
Em seu comunicado à imprensa, a empresa ressalta que disponibiliza a oportunidade para seus clientes, de mais de 170 países e regiões de vendas no mundo inteiro, de reduzirem suas emissões de carbono atualmente, independentemente de suas demandas diárias ou localização. O Corolla Cross, que pode ganhar produção em série, conta com um motor turbo de 3 cilindros 1.6 litro do GR Corolla com tecnologia de injeção direta de hidrogênio de alta pressão.