1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota anuncia investimento de R$ 50 milhões para modernizar fábrica do Corolla sedã em SP
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Toyota anuncia investimento de R$ 50 milhões para modernizar fábrica do Corolla sedã em SP

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/04/2022 às 10:50
Atualizado em 03/04/2022 às 23:53
Toyota - Corolla Sedã - fábrica - SP - investimento
Em 2019, a fabricante encerrou um ciclo de R$ 1 bilhão de investimento em Indaiatuba. Foto: Divulgação

A Toyota planeja investir R$ 50 milhões para modernização da sua fábrica em Indaiatuba (SP), responsável pela fabricação do Corolla sedã

A Toyota do Brasil planeja realizar um investimento de R$ 50 milhões em sua fábrica, situada na cidade de Indaiatuba (SP), onde é produzido, desde o fim da década de 90, o Corolla sedã, para todo o território nacional e latino-americano. A primeira etapa do investimento será feita ainda neste ano e, de acordo com a montadora, o aporte será essencial para compra de novas tecnologias na linha de montagem da unidade, visando um projeto de renovação do ciclo de vida da atual geração do Corolla sedã.  

Toyota se pronuncia sobre o novo investimento na fábrica de Indaiatuba – SP

De acordo com o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, em nota divulgada, a empresa segue firme em sua estratégia de disponibilizar um Corolla sedã e outros veículos mais competitivos e atrativos aos seus clientes do Brasil e de toda a América Latina. Há mais de 20 anos, a fábrica em Indaiatuba (SP) demonstra sua capacidade de gerar, com sucesso, novos negócios.

Isso ocorre porque a Toyota dá maior importância aos planos que ultrapassam o curto prazo e que se traduzem na confiança que seus clientes depositam nos veículos da marca. Vale lembrar que, em 2019, a Toyota encerrou o ciclo de R$ 1 bilhão de investimentos em Indaiatuba (SP), possibilitando que a fábrica produzisse a 12ª geração do Corolla sedã, que também era equipado com tecnologia híbrida flex, tornando-a a primeira planta da América Latina a fabricar um veículo eletrificado.

Rafael afirma que a empresa aposta em sua estratégia de longo prazo visando o crescimento sustentável, tendo em vista um ambiente desafiador para o negócio no país devido à falta de previsibilidade e distorções tributárias criadas no passado. O executivo afirma que a Toyota continua trabalhando através do diálogo aberto e transparente com líderes da indústria, sociedade civil, governos, entre outros, para contribuir com a transformação do panorama da indústria no Brasil.  

Conheça a história do Corolla sedã

Lançado em 1966 no Japão, o Corolla sedã é o modelo mais vendido no mundo e, em 55 anos de história, já foram vendidas mais de 50 milhões de unidades. O modelo é fabricado em 13 países e comercializado em cerca de 150 mercados.

No Brasil, deixaram a linha de Indaiatuba mais de 1,3 milhão de veículos onde, desse total, 50.000 unidades foram exportadas para outros mercados. A Toyota ainda conta com a fábrica de veículos em Sorocaba (SP), unidade de motores em Porto Feliz. Há dois meses, foi anunciado um contrato de exportação de motores fabricados no interior de São Paulo para os EUA.  

Sobre a Toyota

A Toyota Motor Corporation é uma fabricante automotiva japonesa que possui sede na província de Aichi, no Japão. A empresa conta com mais de 338 mil funcionários no mundo todo e, em fevereiro de 2016, adquiriu o título de décima terceira maior empresa do mundo por receita.

Apenas neste mesmo ano, vendeu cerca de 10,18 milhões de unidades, somando as marcas Toyota, Lexus, Hino Motors e Daihatsu. A Toyota também é líder mundial nas vendas de carros elétricos e híbridos e também é uma das maiores empresas a incentivar o uso de carros híbridos em todo o mundo.

A empresa foi fundada em 1937, por Kiichiro Toyoda, como uma subsidiária da empresa de seu pai. No Brasil, o seu melhor ano foi 2008, quando a empresa bateu um recorde histórico no país. Ao total, foram vendidas mais de 80 mil unidades naquele ano, apresentando um crescimento de 12%, no comparativo com o ano anterior.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos