1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Tesla Semi de Elon Musk: conheça mais detalhes do caminhão elétrico da Tesla; autonomia surpreende
Tempo de leitura 2 min de leitura

Tesla Semi de Elon Musk: conheça mais detalhes do caminhão elétrico da Tesla; autonomia surpreende

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 10/04/2021 às 13:25
Imagens Jerome Mends-Cole / Sactesla
Imagens Jerome Mends-Cole / Sactesla

Caminhão elétrico da empresa norte-americana é aguardado no mundo todo. Autonomia pode ser o diferencial para o sucesso do projeto de Elon Musk

A Tesla, Inc ganhou o mundo sendo uma empresa famosa em seus veículos elétricos e trabalho com energia limpa. A gigante da Califórnia é presidida por Elon Musk, uma figura conhecida mundialmente e um dos homens mais ricos do planeta atualmente. Além de veículos elétricos, a Tesla produz painéis solares, armazenamento e títulos solares. O foco da empresa no momento é no caminhão elétrico Tesla Semi, que deve ser lançado em breve.

Caminhão elétrico da Tesla foi anunciado em 2017

A aposta do Elon Musk é entrar de vez no mercado de caminhões e concorrer com veículos de empresas que estão há décadas no mercado de veículos pesados. O Tesla Semi é um caminhão totalmente elétrico a classe 8. Ele é movido a bateria e teve o seu primeiro protótipo do caminhão elétrico lançado em 2017. Na ocasião, a expectativa era que ele fosse lançado em 2019, depois 2020, mas até agora nada.

Na apresentação, a Tesla informou que o caminhão terá a capacidade de andar 800 milhas (1280 KM) com a carga total e 650 milhas (1050 KM) com 80% da carga da bateria. Todavia, Elon Musk indicou no ano passado que o caminhão deve ter uma autonomia de 600 milhas, cerca de 945 KM. Porém, tudo é especulação até o momento.

Protótipo visto em 2019

O Tesla Semi também terá o Autopilot assim como os outros veículos elétricos da empresa norte-americana. O caminhão elétrico Tesla Semi teria a capacidade de carregar 80% da bateria em 30 minutos, com uma autonomia de 400 milhas (650 KM). Veja imagem abaixo de um protótipo do caminhão elétrico visto em 2019, na Califórnia.

Imagens Jerome Mends-Cole / Sactesla

Tudo indica que o Tesla Semi terá caminhões elétricos diferentes. O modelo básico da empresa teria uma autonomia de 300 milhas (480 KM) e um custo de U$ 150.000 e o modelo top com um alcance de 500 milhas (800 KM) começaria custando U$ 180.000. As empresas que buscam estes caminhões são aquelas que necessitam de viagens diárias, gerando uma redução de custos gigantesca o fim do mês.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos