Após anos de espera, as obras do Porto de Macaé terão início ainda nesse mês (junho). O estimado, na primeira fase das obras, é que sejam geradas cerca de 17 mil vagas de emprego diretas e indiretas nos próximos três anos.
Em aguardo desde o início de 2020, as obras do Tepor, em Macaé, começarão ainda nesse mês de junho. O porto promete trazer uma nova etapa de desenvolvimento para a cidade, gerando empregos e renda para diversos moradores da região.
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O porto promete gerar cerca de 17 mil novas oportunidades de empregos em um prazo de três anos. O Tepor é um complexo privado de apoio logístico do grupo Vale Azul. O novo porto possuirá dois terminais portuários e uma unidade que processa gás natural com um investimento de aproximadamente US$ 5 bilhões.
Segundo Rodrigo Vianna, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda, a instalação do porto de Macaé representa uma nova etapa de desenvolvimento para o município e, também, um pilar fundamental para transformar Macaé na “Capital da Energia”, já que irá se tornar uma grande referência em operações de gás natural.
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A demora nas obras do Tepor, em Macaé
O projeto do porto novo de Macaé vem se arrastando desde 2016 e, somente no fim de 2019, recebeu a Licença Prévia Ambiental, aprovada pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) e pelo Inea.
O documento aprovou a localização e a concepção do terminal e o passo seguinte era apenas a licença de instalação para o início das obras. O porto era um anseio dos empresários de Macaé, pois atende à demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás, além de outros setores logísticos.
A data prevista para a Tepor começar suas operações era em 2022 e estar a todo vapor em 2030, mas, devido ao atraso, as datas agora são incertas.
Novo Porto em Macaé cobrirá uma área equivalente a 6 milhões de metros quadrados
A área em terra do Tepor pode chegar até 6 milhões de metros quadrados, com armazéns alfandegados e pátios para a estocagem.
O projeto prevê dois terminais, um para o armazenamento de petróleo e outro para combustíveis com capacidade de 420.000 metros cúbicos. A estrutura do Terminal A é de 16,5 metros de profundidade e incluí dois berços: um para que os líquidos sejam movimentados através de dutos ao terminal onshore e o outro para receber cargas de GNL.
O terminal B é voltado para a movimentação de petróleo, e também irá ter dois berços de atracação, com uma profundidade de 27 metros para receber navios VLCC.