1. Início
  2. / Indústria
  3. / TEPOR – Novo porto de Macaé inicia processo de sondagem no subsolo marinho, sinalizando o início das obras do novo terminal portuário, que promete gerar mais de 10 mil vagas de emprego
Tempo de leitura 3 min de leitura

TEPOR – Novo porto de Macaé inicia processo de sondagem no subsolo marinho, sinalizando o início das obras do novo terminal portuário, que promete gerar mais de 10 mil vagas de emprego

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/06/2021 às 16:44
Macaé - tepor - empregos - obras - porto
O TEPOR – Terminal Portuário de Macaé – surge como peça chave para o desenvolvimento econômico de Macaé – Divulgação

Após anos de espera, as obras do Porto de Macaé terão início ainda nesse mês (junho). O estimado, na primeira fase das obras, é que sejam geradas cerca de 17 mil vagas de emprego diretas e indiretas nos próximos três anos.

Em aguardo desde o início de 2020, as obras do Tepor, em Macaé, começarão ainda nesse mês de junho. O porto promete trazer uma nova etapa de desenvolvimento para a cidade, gerando empregos e renda para diversos moradores da região.

Leia também

Tepor Conheça o terminal portuário de Macaé

Maxwell vaz fala sobre as obras do porto de Tepor

O porto promete gerar cerca de 17 mil novas oportunidades de empregos em um prazo de três anos. O Tepor é um complexo privado de apoio logístico do grupo Vale Azul. O novo porto possuirá dois terminais portuários e uma unidade que processa gás natural com um investimento de aproximadamente US$ 5 bilhões.

Segundo Rodrigo Vianna, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda, a instalação do porto de Macaé representa uma nova etapa de desenvolvimento para o município e, também, um pilar fundamental para transformar Macaé na “Capital da Energia”, já que irá se tornar uma grande referência em operações de gás natural.

A demora nas obras do Tepor, em Macaé

O projeto do porto novo de Macaé vem se arrastando desde 2016 e, somente no fim de 2019, recebeu a Licença Prévia Ambiental, aprovada pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) e pelo Inea.

O documento aprovou a localização e a concepção do terminal e o passo seguinte era apenas a licença de instalação para o início das obras. O porto era um anseio dos empresários de Macaé, pois atende à demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás, além de outros setores logísticos.

A data prevista para a Tepor começar suas operações era em 2022 e estar a todo vapor em 2030, mas, devido ao atraso, as datas agora são incertas.

Novo Porto em Macaé cobrirá uma área equivalente a 6 milhões de metros quadrados

A área em terra do Tepor pode chegar até 6 milhões de metros quadrados, com armazéns alfandegados e pátios para a estocagem.

O projeto prevê dois terminais, um para o armazenamento de petróleo e outro para combustíveis com capacidade de 420.000 metros cúbicos. A estrutura do Terminal A é de 16,5 metros de profundidade e incluí dois berços: um para que os líquidos sejam movimentados através de dutos ao terminal onshore e o outro para receber cargas de GNL.

O terminal B é voltado para a movimentação de petróleo, e também irá ter dois berços de atracação, com uma profundidade de 27 metros para receber navios VLCC.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos