TechnipFMC ganha contrato da Exxon para sistemas de Subsea

TechnipFMC Exxon contrato subsea
 

A TechnipFMC, prestadora de serviços petrolíferos, recebeu um contrato de uma afiliada da ExxonMobil em engenharia do sistema submarino para o projeto proposto Liza Fase 2, no offshore da Guiana.

Após a engenharia e sujeito às aprovações governamentais requeridas, à sanção do projeto e à autorização para prosseguir com a próxima fase, a TechnipFMC então fabricará e entregará o equipamento submarino. A entrega incluirá 30 árvores verticais de águas profundas melhoradas e ferramentas associadas, além de oito coletores e controles associados e equipamentos de amarração, disse TechnipFMC na terça-feira.

“Estamos muito satisfeitos que a ExxonMobil tenha selecionado a TechnipFMC para iniciar a engenharia do equipamento submarino Liza Fase 2”, disse Doug Pferdehirt, CEO da TechnipFMC.

Em apoio a este projeto, a TechnipFMC continuará contratando e treinando engenheiros guianenses.

Liza Fase 1 envolve a conversão de um petroleiro em um navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) chamado Liza Destiny, juntamente com quatro centros de perfuração submarinos com 17 poços de produção. A construção do FPSO e do equipamento submarino está em andamento em mais de uma dúzia de países. Liza Destiny terá uma capacidade de produção de 120.000 barris de petróleo por dia.

O desenvolvimento da Fase Liza 2 está localizado a aproximadamente 193 km (120 milhas) da costa da Guiana, no Bloco de Stabroek, com profundidades de água de 1.500 m (4.900 pés) a 1.900 m (6.200 pés). A afiliada da ExxonMobil, Esso Exploration e Production Guyana Limited (EEPGL), é a operadora.

Um segundo FPSO com capacidade de 220.000 barris por dia está sendo planejado como parte do desenvolvimento da Fase 2 da Liza, e um terceiro está sendo considerado para o desenvolvimento da Payara. A ExxonMobil já apresentou um pedido de licença ambiental para desenvolver a segunda fase de Liza, com início previsto para meados de 2022.

Navio de perfuração Maersk Viking chegou às Águas do Gana

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior