Navio de perfuração Maersk Viking chegou às Águas do Gana

maersk viking em Gana aker solutions

A Aker Energy anuncia a chegada do navio-sonda Maersk Viking no bloco Deepwater Tano Cape Three Points (DWT / CTP), ao largo de Gana

“Estamos orgulhosos de anunciar a chegada do Maersk Viking nas águas do Gana. A chegada do navio-sonda é um marco importante para o início da próxima campanha de perfuração. O Maersk Viking iniciará a perfuração do poço de avaliação Pecan-4A quando todas as preparações estiverem concluídas ”, diz o Gerente Nacional Jan Helge Skogen.

O Maersk Viking é um avançado navio de perfuração em águas ultraprofundas, capaz de perfurar em profundidades de água de 3.600 metros. Sob seu contrato com a Aker Energy, a sonda realizará a perfuração do poço de avaliação Pecan-4A em uma profundidade de água de 2.674 metros, localizada a aprox. 70 milhas ao largo da costa do Gana, além de dois poços opcionais.

Foto divulgação Maersk

A sonda de perfuração é de propriedade da Maersk Drilling e possui um projeto de drillship com uma torre dupla e grandes áreas submarinas de trabalho e armazenamento, permitindo uma construção eficiente do poço. Com seu avançado sistema de controle de posição, o navio mantém automaticamente uma posição fixa em condições climáticas severas com ondas de até 11 metros e velocidades de vento de até 26 metros por segundo.

Aker Energy é a operadora do bloco DWT / CTP com 50% de participação. Os parceiros da Aker Energy são a LUKOIL (38%), a Gana National Petroleum Corporation (GNPC) (10%) e a Fueltrade (2%).

GE anuncia um ambicioso plano energético no Iraque e vai gerar 65 mil empregos

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.