Conheça o túnel submerso aprovado por Tarcísio de Freitas, uma obra ambiciosa que promete impulsionar o Brasil. Com um investimento bilionário, essa construção deve não só modernizar a infraestrutura do país, mas também fortalecer o setor da construção civil, gerando milhares de empregos.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), autorizou a construção de túnel submerso. Sendo o primeiro da América Latina, esse investimento da construção civil conectará as cidades de Santos e Guarujá, localizadas no litoral paulista, gerando milhares de empregos. A oficialização do projeto aconteceu com a publicação do decreto no Diário Oficial. Este ambicioso investimento, que conta com 86% do financiamento público e uma contribuição privada para o restante, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) no começo de outubro.
Construção de túnel submerso criará 9 mil empregos
O investimento total para a construção de túnel submerso está estimado em R$ 6 bilhões, com recursos provenientes de fontes estaduais, federais e do setor privado, alavancando diretamente a geração de empregos na construção civil. O projeto do túnel, aprovado por Tarcísio de Freitas, prevê uma extensão total de 1,5 km, dos quais 870 metros serão submersos.
A estrutura foi cuidadosamente planejada para acomodar veículos, transporte público, uma ciclofaixa e um espaço dedicado a pedestres. Segundo dados do governo de Tarcísio de Freitas, a construção de túnel submerso deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo significativamente para a economia local. Em breve, o novo traçado do túnel será apresentado aos moradores das cidades envolvidas, embora ainda não haja uma data definida para essa apresentação.
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O processo de seleção para a parceria público-privada (PPP) que será responsável pela execução da obra está previsto no segundo trimestre de 2025, com o leilão programado para o segundo semestre do mesmo ano. Esta ação da construção civil contará com a colaboração de vários órgãos e agências de transporte, garantindo que todas as etapas sejam realizadas com eficiência e segurança.
A expectativa é que a construção de túnel submersa traga melhorias significativas tanto para a geração de empregos quanto para a mobilidade urbana da região, facilitando o deslocamento entre as duas cidades litorâneas e promovendo um desenvolvimento sustentável.
Possíveis empregos gerados com a chegada do investimento
O investimento bilionário contará com uma extensão total de 1,5 km, com 870 metros atravessando o canal do porto de Santos. Ele contará com três faixas de tráfego em cada sentido, sendo uma delas dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Além disso, o projeto prevê a inclusão de uma ciclovia e uma passarela para pedestres, proporcionando alternativas sustentáveis de transporte.
A autorização de Tarcísio de Freitas para o investimento trará diversos benefícios, como empregos. Desde a criação de projetos até a execução de grandes obras, as possibilidades de atuação são variadas. Separamos a seguir as principais profissões da construção civil que podem ser gerados com a construção de túnel submerso:
Engenheiro civil
O engenheiro civil é um dos principais profissionais da construção civil. Ele é responsável por planejar, projetar, gerenciar e supervisionar obras de infraestrutura, como estradas, pontes, edifícios, barragens, entre outros.
Mestre de obras
Mestre de obras é o profissional responsável por coordenar as atividades no canteiro de obras. Ele supervisiona os trabalhadores, distribui as tarefas, controla o cronograma de execução e garante que os materiais sejam usados de forma eficiente.
Arquiteto
O arquiteto é responsável por criar e desenvolver projetos de edificações, levando em conta aspectos estéticos, funcionais, ambientais e sociais. Ele atua na concepção de espaços, definindo desde a planta baixa até os detalhes de acabamento.
Técnico em edificações
O técnico em edificações atua no desenvolvimento de projetos, fiscalização de obras e controle de qualidade dos materiais e serviços. Ele trabalha em parceria com engenheiros e arquitetos, executando tarefas como a leitura e interpretação de projetos.
Etapas cruciais para a construção de túnel submerso
Outro ponto que merece destaque no investimento aprovado por Tarcísio de Freitas é o tempo de travessia, estimado em apenas 1,5 minuto de carro, o que representa uma economia significativa de aproximadamente 50 minutos. Isso mudará drasticamente a dinâmica entre Santos e Guarujá.
A construção do túnel submerso será um marco para a engenharia no Brasil e na América Latina. Os investimentos no projeto envolvem a produção de seis módulos pré-fabricados de concreto armado, que serão submersos a uma profundidade mínima de 21 metros. Esses módulos serão produzidos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local da obra, onde serão encaixados no leito do canal, sem interferir no tráfego naval.
Essas etapas de investimento exigem um planejamento minucioso e rigoroso para garantir a precisão estrutural. A fase inicial contempla a elaboração de um projeto executivo que avalia a geologia e o meio ambiente, assegurando que a obra atenda aos mais altos padrões de segurança e eficiência. Só então a construção propriamente dita terá início.
Após o planejamento, os módulos começam a ser produzidos, respeitando rigorosamente as dimensões necessárias para se adaptarem ao túnel submerso. Esses módulos serão transportados até o local da obra por flutuação, uma solução eficiente que evita congestionamentos nas vias terrestres.
Com previsão de início das obras no segundo semestre de 2024 e conclusão em 2027, gerando milhares de empregos, o túnel submerso que ligará Santos a Guarujá será um projeto de destaque no país e na América Latina. A obra colocará o Brasil no centro das atenções quando se trata de grandes construções de infraestrutura, unindo mobilidade, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.