Discutido há bastante tempo, o sistema 6G poderá permitir aos veículos mais eficiente, segurança e descontração no sistema urbano de mobilidade. Além disso, ele também permitirá que os carros troquem dados de forma confiável entre si, através de radares e sensores.
Na prática, o sistema 6G permite que os sensores “vejam” e reconheçam seus arredores, ajudando a evitar colisões e batidas, por exemplo. Por outro lado, para garantir a operação autônoma dos carros, os sensores são fundamentais.
Hoje, os sistemas de comunicação e sensores automotivos normalmente funcionam independentemente uns dos outros, apesar de serem parecidos quando falamos de recursos como processamento de sinal ou arquitetura de sistema.
Neste sentido, o projeto 6G-ITS4Mobility pretende interligar mais rapidamente os sistemas de comunicação e radar, que atualmente funcionam separadamente, para uni-los em um único sistema 6G. Nos próximos anos, o projeto criará fundamentais cruciais para o futuro do padrão 6G e, dessa forma, garantirá a soberania tecnológica da Europa.
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Para isso, um consórcio liderado pela Bosch, especialistas em comunicação e rede, fornecedores automotivos e fornecedores de drones começou uma pesquisa milionária no segmento.
Projeto 6G abre espaço para um novo futuro
No futuro, os dados do sensor em tempo real de diferentes carros, serão coordenados através de comunicações móveis 6G para elaborar uma imagem mais precisa dos arredores dos veículos. Consequentemente, aumentará sua segurança e também a segurança das estradas
Paralelamente, a integração direta das funções de radar em futuros modelos de comunicação diminuirá os custos e levará a um uso mais eficiente dos recursos sem fio, como o atual 5G.
Além de discutir cenários relevantes para o tráfego rodoviário, os insights obtidos com o projeto servirão, especialmente, como fundamentais técnicos para aplicações no domínio de drones conectados, principalmente para a Indústria 4.0. Dessa forma, esses sistemas poderão ser usados em carros sem motorista, por exemplo.
O Projeto 6G-ICAS4Mobility tem apoio do MInistério Federal Alemão de Educação e Pesquisa, tendo investimentos avaliados em 10 milhões de euros.
Sistema 6G já é realidade em grande parte do mundo
Nos últimos anos, a ICAS, que visa uma interconexão mais próxima e que garanta integração de comunicação e detecção, já é bastante discutida. Neste sentido, o projeto do sistema 6G pretende demonstrar que a tecnologia funciona na prática, para depois ser usada em sistemas de comunicações móveis.
Sendo assim, o iniciador do 6G-ICAS4Mobility, e líder no consórcio da Bosch, Andreas Müller, afirmou que “O ICAS é considerado uma tecnologia chave para futuros sistemas 6G. Ele abrirá possibilidades completamente novas que vão muito além do potencial das tecnologias sem fio atuais”.
O sistema 6G já se mostra presente em todo o mundo. Como exemplos, temos o governo alemão, que está financiando atividades no setor avaliados em 700 milhões de euros até 2025. Neste mesmo sentido, a UE já prevê um investimento de 900 milhões de euros entre 2021 e 2027.
Por outro lado, também há programas de investimento em outras partes do mundo, como no Japão, Coreia do Sul, EUA e China. Na prática, isso reflete a importância geopolítica no sistema 6G que, segundo especialistas, deve ter seu primeiro ciclo concluído em 2028.