Setores do mercado de petróleo e gás para conseguir emprego além do offshore

Paulo Nogueira
por
-
29-08-2021 16:54:49
em Petróleo, Óleo e Gás
petróleo gás offshore mercado de trabalho Trabalhador e plataforma de petróleo offshore/ fonte: Oil and Gas People

Seguir carreira no mercado de petróleo e gás pode ser uma boa alternativa. Se você está em busca de emprego e cogita um posto nesse ramo, este texto é para você. Conheça abaixo algumas opções para este setor.

Entrar neste mercado de trabalho é muito promissor e vale a pena pesquisar para saber o seu perfil, suas expectativas e habilidades antes de escolher qual carreira seguir. O mercado é bem concorrido como qualquer área. Dai a importância em dirigir seus estudos para cursos técnicos e superiores já focados na sua área de atuação. Uma vez você estando especializado, cada vez mais as chances ficam maiores para sua colocação profissional na área de petróleo e Gás e alcançar e sonhado sucesso profissional.

Plataformas e unidades de produção offshore

A maior parte da produção de petróleo do Brasil atualmente é feita através de estruturas em alto mar (offshore). Os profissionais técnicos trabalham em plataformas e navios neste formato. O petróleo e o gás natural são produzidos nestas regiões petrolíferas offshore e levados por navio ou tubulações até os terminais e refinarias em terra.

Para ver o processo de produção em uma plataforma de petróleo, veja o vídeo abaixo:

Navios petroleiros

Assim que são produzidos, o petróleo o gás natural devem ser levados até os terminais e as refinarias. Este transporte é realizado por navios ou até mesmo por uma rede de “estradas invisíveis”. Essa rede é formada por quilômetros de dutos usados para fazer a interligação das regiões de produção aos locais de armazenamento e refino de petróleo. Saiba mais sobre um método eficiente para entrar neste setor aqui.

Rebocador

Um rebocador é um barco projetado para empurrar, puxar e rebocar barcaças ou navios em manobras delicadas como atracação e desatracação. Rebocadores são conhecidos por ter pequeno porte, motores potentes e alta capacidade de manobra.

Plantas Químicas e Pesquisa

Produtos como batom, chiclete, plástico, resinas e velas contém derivados de petróleo. Eles utilizam, por exemplo, a parafina e a nafta, para serem produzidos. As refinarias de petróleo produzem a matéria-prima para as petroquímicas que têm a missão de transformar estes derivados de petróleo recebidos em produtos essenciais para a vida cotidiana da sociedade.

Hoje em dia, um dos segmentos industriais em que há mais desenvolvimento de tecnologia é a petroquímica e a indústria química. Estas são impulsionadas pelas novas descobertas do segmento de petróleo e gás natural.

Campo Terrestre – Onshore

A produção de petróleo e gás natural acontece também em terra. A produção terrestre tem se mantido constante, mesmo tendo áreas maduras e já bastante exploradas. No entanto, esta manutenção só é possível porque as empresas especializadas em petróleo e gás natural estão sempre inovando em tecnologia para aumentar a vida útil das regiões petrolíferas em terra.

Refinarias

As refinarias são complexos industriais onde ocorrem atividades de refino do petróleo e tratamento do gás natural. O petróleo entra na refinaria através de tubulações e navios para ser refinado e produzir os derivados de petróleo. Os principais derivados de petróleo produzidos em uma refinaria são: diesel, gás liquefeito de petróleo-GLP, gasolina, lubrificantes, nafta, óleo combustível e querosene de aviação.

Armazenagem

Nesta etapa, os materiais derivados do petróleo ou gás natural costumam ser armazenados ou estocados dependendo de suas naturezas. Há reservatórios superficiais e subterrâneos para cada tipo de material.

Transporte e Distribuição

A distribuição é a última etapa do segmento do petróleo e gás. Refere-se ao momento em que o combustível, isto é, a energia, produzida nas refinarias, e transportada por tubulações, navios ou caminhões-tanque, chega ao consumidor para poder aquecer e iluminar seus lares. Além de movimentar os meios de transporte, fornecer eletricidade para as cidades, permitindo ao ser humano moderno desenvolver plenamente todas as suas atividades.

Como você pôde ver, existem diversas oportunidades para quem quer entrar no mercado de petróleo e gás. Agora que você já as conhece, cabe a você decidir qual faz mais o seu perfil.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.
fwefwefwefwefwe