O Toyota Corolla, que tem sido o sedã mais vendido no Brasil e continua popular apesar da crescente popularidade dos SUVs, terá uma versão atualizada em breve aqui no país.
Este ano, o Toyota Corolla contará com uma série de atualizações que foram implementadas pela primeira vez no modelo europeu ainda no ano passado, graças a um investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba (SP), a versão europeia normalmente serve de base para a versão fabricada e vendida aqui.
Até agora não foi divulgado se todos os recursos do Corolla europeu farão parte da versão que será comercializada aqui no Brasil, mas podemos afirmar com segurança que o modelo híbrido flex, que faz 30,2 km/l, e os recursos técnicos serão mantidos para a versão brasileira.
Essa atualização é a primeira desde o ano de 2019, quando o atual 12º modelo do Toyota Corolla foi introduzido aqui no nosso mercado. Vale lembrar também que ainda esse ano, a Toyota vai importar a versão esportiva do Corolla GR com mais de 300 cavalos de potência e lançá-lo no Brasil.
- Tamanho de um Kwid e caçamba de um Toyota? Engenheiros criam picape elétrica do futuro — autonomia de até 550 km
- Procurando um carro bom, bonito e econômico? Com consumo de até 16,6 km/L, motor 1.2, 90 cv e porta-malas de 300 litros, esse carro da Citroën é super econômico, espaço e sua manutenção não é cara de manter!
- Flagra: GAC GS3 Emzoom chega ao Brasil com 152 cavalos, 6 airbags e R$ 5,8 bilhões em investimentos para enfrentar VW T-Cross e Hyundai Creta
- China em peso! GAC Aion Y Plus chega ao Brasil: SUV elétrico com 204 cv e 500 km de autonomia; sedã Aion ES também surpreende com 4,81 metros
O design do Corolla no Brasil vai espelhar o que vem sendo usado na Europa. As únicas mudanças perceptíveis são uma nova grade frontal e rodas de liga leve redesenhadas. As versões híbrida japonesa e europeu ficaram mais fortes que a anterior.
O Japão e a Europa também viram melhorias na eficiência do motor a da bateria, elevando a potência total do sistema de 122 para 150 cavalos de potência. No entanto, o motor de 1,8 ligado ao propulsor elétrico foi preservado.
O aumento de potência aqui pode ser um pouco maior devido à flexibilidade desse arranjo mecânico. A Toyota não divulga o torque total, mas o torque do motor elétrico aumentou 2,2 kgm.
O Corolla 2023, incluindo o modelo híbrido, contará uma tela multimídia de 10,25 polegadas com conexão por meio de Bluetooth, Android Auto e Apple Car Play.
Após as atualizações, o conjunto híbrido atinge média de 30,2 quilômetros por litro (km/l) de combustível no ciclo WLTC utilizado no Japão. Aqui, o desempenho dos modelos 100% combustão deve permanecer o mesmo, eles incluem um motor aspirado de 2.0.
O interior do Corolla nacional conta com central multimídia de 10,25 polegadas. Equipamentos se conectam sem fio a celulares por meio de Bluetooth, Android Auto e Apple Car Play. O modelo europeu conta com uma ligação 4G dedicada e um router Wi-Fi. Também, espera-se que o painel de instrumentos seja de 12,3 polegadas e 100% digital.
Na Europa, um conjunto de tecnologia foi implementado, o assistente de cruzamentos, para aumentar a segurança. O item pode identificar pessoas, bicicletas e outros carros e acionar os freios automaticamente para evitar uma colisão. Tudo indica que essa função também será empregada no sedã e no SUV Corolla Cross comercializados aqui no Brasil.