1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Schlumberger anuncia construção de usina solar na base de Macaé
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Schlumberger anuncia construção de usina solar na base de Macaé

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/08/2022 às 10:04
Schlumberger anuncia construção de usina solar na base de Macaé
foto: divulgação Sices

A Schlumberger anunciou novos planos de instalar uma usina solar em sua unidade de Macaé. O empreendimento de energia solar terá 1.972 m² e poderá gerar mais de 530 mil kWh anuais.

A Schlumberger, maior empresa prestadora de serviços de energia do mundo, com o intuito de expandir seu leque de ações voltados para a sustentabilidade, instalou no Centro Integrado de Operações de sua base em Macaé (CIO), uma usina solar com milhares de placas fotovoltaicas de 395 Wp, distribuídas em uma área de 1.972 metros quadrados no telhado da unidade.

Usina de energia solar em Macaé conseguirá gerar 530 mil Kwh por ano

Com a iniciativa, a Schlumberger vai promover a redução de 70.790 kg de dióxido de carbono da atmosfera por ano, o equivalente ao plantio de 2.832 árvores. A potência da usina solar em Macaé é de 405,27 kWp, equivalente a 10% do consumo médio da unidade da empresa.

Situada em um local favorável, no que se refere a radiação solar, a usina solar da Schlumberger em Macaé deve gerar cerca de 530 mil kWh por ano. Segundo o diretor-geral da Schlumberger no Brasil, Bruno Alves, a empresa está procurando, através de vários projetos, reduzir as emissões e o consumo de CO2 em suas operações.

O investimento na usina de energia solar em Macaé segue o modelo de autoprodução de energia elétrica, com foco em consumidores de grande porte que estão no ambiente de contratação livre e contam com uma ou mais usinas que geram energia para o próprio negócio.

No projeto desenvolvido pela Grugeen Consultoria, a escolha, neste primeiro momento, foi por uma geração de energia menor, por meio do GRID Zero, isto é, sem injeção de energia na rede da concessionária, tornando a gestão e instalação muito mais fácil.

Schlumberger compra energia renovável

O investimento na usina de energia solar em Macaé demonstra o compromisso da Schlumberger com as ações ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs), em especial o ODs 7, com o intuito de garantir acesso à energia barata, sustentável, confiável e renovável para todos, que estabelece como objetivo expandir a participação de energias renováveis na matriz energética global até a próxima década.

Além das iniciativas em Macaé, a Schlumberger já compra energia renovável no mercado livre para as unidades de Taubaté e da OneSubsea, que possuem contratos, respectivamente, de 687 MWh e 176 MWh. 

Outras ações também com foco em eficiência energética na base de Macaé, incluem os postos para carregamento de bicicletas elétricas e a troca de 100% da iluminação por lâmpadas de LED. Segundo Bruno, além de mitigar a pegada de carbono da empresa com essas ações de energia solar e outras, a Schlumberger também busca se posicionar como um agente indutor de boas práticas voltadas para o consumo de energia.

A empresa deseja ser igualmente reconhecida pelos impactos econômicos, sociais e ambientais que gera à sociedade por meio de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Além disso, o executivo afirma que este é apenas o primeiro passo para a empresa no ramo da autoprodução de energia renovável, limpa e sustentável. O objetivo é ampliar a usina solar atual em Macaé com a instalação de novos sistemas em outras unidades.

Sobre a Schlumberger

A Schlumberger está no país há mais de sete décadas, sendo a maior empresa prestadora de serviços de energia do mundo.

Atualmente a companhia gera oportunidades de emprego para cerca de 126 mil colaboradores de mais de 140 nacionalidades que atuam em mais de 85 países. Seus principais escritórios estão situados na cidade de Houston, nos EUA, em Paris, na França e em Haia, na Holanda.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos