Venda de combustível por delivery ainda é pouco utilizado no Brasil. Zapay traz informações sobre como funciona esse serviço
Você sabia que é possível comprar combustível para abastecer o veículo sem sair de casa? Apesar de regulamentado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desde 2021, o sistema de delivery de gasolina e etanol está presente em poucas regiões do Brasil. A Zapay, startup de tecnologia e pagamentos focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, traz informações sobre como funciona esse serviço.
O que diz a ANP sobre o abastecimento por delivery de gasolina e outros combustíveis
A Resolução 858/2021 da ANP regulamenta o abastecimento sem sair de casa apenas para gasolina e etanol, o que significa que não é possívela comercialização a domicílio de outros combustíveis, como diesel, GNV ou outros tipos. De acordo com o órgão, o objetivo é aumentar a eficiência e competitividade do mercado de venda de combustíveis do Brasil. O assunto já era discutido desde 2018, quando houve a greve nacional de caminhoneiros, que provocou uma escassez na oferta desse produto em todo o país.
Essa modalidade de serviço pode ser bastante atrativa, por exemplo, para gestores de frota, já que é possível abastecer múltiplos veículos sem precisar se deslocar. O posto de combustível que quiser aderir ao modelo de delivery de gasolina precisa obter uma autorização específica junto à ANP, e deve estar adimplente com o Programa de Monitoramento da Qualidade da ANP (PMQC). As entregas só poderão ser feitas por postos que também funcionam fisicamente, e ficam restritas aos limites do município onde se encontra o varejista.
- Nova moto indiana supera Yamaha Factor e vira sensação: custa menos de R$ 10 mil, faz 60 km/l e está tirando o sono das grandes marcas globais!
- Elon Musk pressionado! BYD, XPeng e Zeekr superam expectativas, batem recordes de vendas e ameaçam a liderança da Tesla no mercado de carros elétricos
- Mercedes-Benz surpreende o mundo com tinta solar revolucionária: tecnologia inovadora que pode transformar carros em fontes de energia e redefinir o futuro do setor automotivo!
- Fábrica da BYD no Brasil tem funcionário com dedo amputado, perna quebrada, acusação de maus tratos e muito mais
É possível encontrar quais postos de combustíveis oferece esse sistema de abastecimento por delivery?
Infelizmente a ANP ainda não disponibiliza no site uma relação com os postos que oferecem essa modalidade. Por isso, o ideal é que o consumidor se informe se o seu posto de confiança oferece o serviço. De acordo com a ANP, esse tipo de comercialização deve ser feita exclusivamente por meio de canais digitais, como sites e aplicativos, sendo possível fazer o agendamento de horário para o abastecimento. Todo o pagamento é feito pela plataforma (via cartão de crédito, pix, entre outros), incluindo o custo do frete até o local desejado.
O abastecimento é feito por meio de um pequeno caminhão-tanque com uma espécie de bomba e mangueira parecida com a dos postos, mas há algumas restrições de segurança. O abastecimento deve sempre ser feito em ambiente aberto e ventilado (sendo proibida a ação em locais fechados, como garagens e galpões cobertos). Outro requisito é que o local tenha piso impermeáve. Também é vedado o delivery de combustível em locais próximos a galerias pluviais e em vias urbanas de trânsito rápido .
Sobre a Zapay – A Zapay é para quem tem carro (moto ou caminhão)! Cofundada no final de 2017 por Callebe Mendes, atual CEO, a empresa tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Desde então, já são mais de 6.6 milhões de pessoas atendidas em todo o Brasil. Com a Zapay, o cliente consegue consultar e pagar débitos de IPVA, multas, e licenciamento em um só lugar, sem filas, com rapidez e praticidade e com o parcelamento do débito em até 12x no cartão de crédito. A Zapay está presente em todos os Detrans do País e é credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), pela portaria Nº 750, publicada em 18 de outubro de 2018 no Diário Oficial da União.