Safe Eurus, da Prosafe, acaba de ser concluído por estaleiro chinês e seguirá rumo ao Brasil para seu primeiro contrato com a Petrobras

SAFE EURUS PETROBRAS FLOATEL OFFSHORE BRASIL

A operadora de plataformas de alojamento offshore Prosafe recebeu a sua nova unidade de construção Safe Eurus de um estaleiro na China.

Construído pelo COSCO da China, o Safe Eurus é uma plataforma de acomodação avançada e flexível para operações em todo o mundo, excluindo a Noruega. A Prosafe disse na quinta-feira que a Safe Eurus começará em breve a mobilização para o Brasil para iniciar seu contrato com a Petrobras. A Prosafe ganhou o contrato com a Petrobras para a unidade Safe Eurus em maio de 2019.

O contrato deve começar no quarto trimestre de 2019 com um compromisso firme de três anos. Este será o primeiro trabalho para o Safe Eurus. O valor total do contrato é de aproximadamente US $ 80 milhões.
A Safe Eurus, uma embarcação de apoio de segurança e manutenção semi-submersível de ambiente dinâmico (DP3), pode acomodar até 500 pessoas.

Vale lembrar que a Prosafe resolveu no ano passado um problema de longa data com o estaleiro COSCO, onde três flotels novos estavam esperando para serem entregues – Safe Eurus, Safe Vega e Safe Axis.

Após vários atrasos, o acordo alcançado entre a COSCO e a Prosafe permitiu a entrega flexível e o financiamento de longo prazo para as três sondas.

O acordo não implicava custos de lay-up para as plataformas Safe Nova e Safe Vega; um lucro de 50/50 dividido entre a COSCO e a Prosafe, com custos de mobilização e estocagem de até US $ 20 milhões por unidade e sujeito à COSCO receber o pagamento de amortização anual mínimo.

Na época, a Prosafe esperava receber a Safe Eurus em 31 de dezembro de 2019.

Quanto às unidades Nova e Vega, uma delas será entregue dentro de três anos a partir do acordo com a COSCO, mais uma opção de um ano, e a outra dentro de cinco anos do contrato.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Click Petróleo e Gás.

Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.