A construção da Estação Offshore de Alta Tensão (OHVS) THOR para RWE começou oficialmente, com a cerimônia de corte de aço no estaleiro HSM Offshore Energy.
No final de dezembro, teve início a construção do parque eólico offshore THOR da RWE na costa oeste dinamarquesa, a aproximadamente 22 km de Thorsminde, na costa oeste da Jutlândia. O parque eólico utilizará a inovadora subestação offshore de alta tensão (OHVS) THOR, que está sendo construída pela HSM Offshore Energy em Schiedam, Holanda, juntamente com seus subcontratados Iv-Offshore & Energy e GE Renewable Energy. Esta subestação é o centro nevrálgico do projeto, coletando a eletricidade produzida pelas turbinas eólicas individuais e transformando-a em tensão de transmissão. Com capacidade de mais de 1.000 megawatts (MW) e peso total inferior a 3.000 MT, a subestação offshore THOR representa um avanço significativo no mercado eólico offshore, oferecendo a melhor relação potência/peso CA da história do setor, além de reduzir a utilização de aço estrutural e a energia necessária durante o fabrico.
A RWE também construirá duas novas subestações para ligar o parque eólico offshore THOR à rede dinamarquesa – uma no mar e outra em terra. Com este projeto, a empresa está marcando um novo marco na geração de eletricidade verde na Dinamarca, já que o parque eólico offshore THOR será o maior do país até à data e será capaz de produzir eletricidade verde suficiente para abastecer o equivalente a mais de um milhão de famílias dinamarquesas. A subestação no mar, juntamente com a subestação em terra, garantirá a eficiente transmissão da eletricidade verde, contribuindo para o avanço da energia eólica marítima no país. Parque eólico marítimo THOR da RWE.
Thor da RWE: parque eólico offshore que é destaque na transição para a energia verde
O parque eólico offshore Thor da RWE, localizado na costa oeste da Dinamarca, está sendo desenvolvido para ser um dos maiores parques eólicos offshore do mundo. A energia verde produzida por parques eólicos offshore desempenha um papel crucial na transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
A construção do parque eólico marítimo está em andamento, com a cerimônia de corte de aço para as primeiras turbinas eólicas já realizada. A estação offshore de alta tensão, a ser fornecida pela HSM Offshore Energy, desempenhará um papel fundamental na infraestrutura elétrica do parque.
A subestação offshore, uma jaqueta fabricada pela Iv-Offshore & Energy, conectará as turbinas eólicas ao continente, onde a eletricidade verde será integrada à rede elétrica. A GE Renewable Energy forneceu as turbinas eólicas para o parque, garantindo uma relação potência/peso CA ideal.
O contrato de engenharia, aquisição, construção, instalação e comissionamento (EPCIC) para o parque eólico offshore Thor da RWE foi concedido a uma equipe especializada, garantindo que o parque seja projetado de forma aberta e eficiente. Além do parque eólico offshore, uma subestação terrestre também está sendo construída para receber e distribuir a eletricidade verde gerada.
Com uma capacidade instalada planejada de mais de 800 MW, o parque eólico no mar em Thorsminde fornecerá energia limpa para centenas de milhares de residências e empresas na região. A inauguração do parque eólico offshore Thor da RWE está prevista para contribuir significativamente para a redução das emissões de carbono na Dinamarca e em toda a Europa.
Fonte: World Oil