1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Repsol e Talgo unem forças para desenvolver o primeiro trem renovável do mundo movido a hidrogênio
Tempo de leitura 3 min de leitura

Repsol e Talgo unem forças para desenvolver o primeiro trem renovável do mundo movido a hidrogênio

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/07/2021 às 13:23
Repsol - talgo - trem - hidrogênio - renovável
Trem renovável movido a hidrogênio – Créditos: Talgo oficial

A sustentabilidade em veículos está em todas as partes e sendo desenvolvida em todos os segmentos. A prova disso é a parceria da Repsol com a Talgo para o desenvolvimento do primeiro trem movido a hidrogênio

A Repsol e a Talgo fecharam uma parceria para o desenvolvimento de um projeto de trem movido a hidrogênio, promovendo um transporte ferroviário totalmente renovável e livre de emissões de CO2. O acordo entre as empresas foi assinado nesta segunda-feira (19) na fábrica da Talgo em Las Rozas, Madrid.

Leia também

O trem renovável movido a hidrogênio está se tornando real

PRIMEIRO TREM MOVIDO Á HIDROGÊNIO NO MUNDO SERÁ CONSTRUÍDO NA ALEMANHA.

Estavam presentes na assinatura Juan Abascal, diretor executivo de Transformação Industrial e Economia Circular da Repsol, e também Carlos Palacio Oriol, presidente da Talgo. Além desses, o evento também contou com a presença de Emiliano López Atxurra, presidente da Petronor.

Por meio dessa parceria, a Repsol e a Talgo fornecerão uma solução inovadora para tornar o trem renovável movido a hidrogênio uma realidade. Sendo assim, a Talgo ficará responsável pelo desenvolvimento, construção e arranque dos novos vagões de média distância e a Respol ofertará a sua infraestrutura de geração de hidrogênio renovável.

As empresas ressaltaram que esta colaboração promoverá a concretização de um dos objetivos fixados no Roteiro do Hidrogênio, aprovado pelo Governo em outubro, que estabelece como meta a circulação de duas linhas de trens comerciais movidos por hidrogênio renovável.

Objetivo das empresas

A Repsol tem como objetivo se tornar um grande player no desenvolvimento de hidrogênio renovável na Península Ibérica e também planeja instalar uma capacidade de 400 MW em 2025, e em 2030 até 1,2 GW.

Já a Talgo possui uma linha voltada para o desenvolvimento de trens movidos a hidrogênio e também já desenvolveu o trem Vittal One, uma solução para linhas de média distância que é alimentado por uma bateria de hidrogênio. O projeto será o primeiro trem duplo hidrogênio-elétrico e a empresa já planeja colocá-lo nos trilhos.

Trens sustentáveis podem destravar os gargalos da mobilidade urbana

As empresas estão buscando todos os dias uma forma de gerar veículos sustentáveis, sejam carros elétricos, motos elétricas, os futuros carros elétricos voadores e muitos outros, a mobilidade sobre trilhos também não fica atrás. No mês de maio, o primeiro trem turístico da América Latina, que é movido a energia solar, começou a oferecer passeios entre a Argentina e o Peru.

O trem possui painéis solares equipados em seu teto e foi desenvolvido com o objetivo de preservar o meio ambiente e mostrar que a energia solar é uma fonte sustentável que pode ser utilizada em qualquer transporte ou empresa. O veículo sobre trilhos recebeu investimentos de aproximadamente US$ 9 milhões.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos