O novo carro a hidrogênio da Renault ainda é um conceito e não se sabe muito sobre suas especificações, mas o CEO da empresa afirma que gosta de transformar conceitos em realidade
Nesta sexta-feira (18), a Renault publicou pela primeira vez, em seu canal oficial do Youtube, seu carro movido a hidrogênio, por meio de um teaser. O modelo ainda não possui um nome e está em fase de conceito. O anúncio do carro a hidrogênio mostra um avanço da montadora em seu plano traçado no começo do último ano, conhecido como Renaulution, e que tem como foco a transição para os carros elétricos ou outros tipos de fonte de energia limpa. O responsável pelo design do carro movido a hidrogênio é o diretor mundial de design da Renault, Gilles Vidal.
Leia outras notícias relacionadas
Saiba mais sobre o carro movido a hidrogênio da Renault
De acordo com Luca de Meo, CEO da Renault, o modelo também contará com uma versão totalmente elétrica, além da versão a hidrogênio. Pelo teaser divulgado pela empresa, o modelo lembra o Megane com bateria, principalmente pelo formato do capô delineado e do formato dos faróis.
O carro a hidrogênio parece ser um SUV, com câmeras nos retrovisores substituindo os espelhos e com uma dianteira que lembra os novos subcompactos da Renault 5. O CEO também enfatizou que o carro movido a hidrogênio é muito mais do que um estudo de design. De Meo afirma que, quando a Renault desenvolve um conceito, planeja trazer os modelos para a vida real.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Até então, a montadora nunca havia comentando sobre a utilização do hidrogênio como combustível. Aliás, a empresa não mencionou também como o motor do carro a hidrogênio funcionará, se com combustão interna ou à célula do combustível. Como no comunicado não são citadas células de hidrogênio, alguns interpretaram como um motor de combustão interna que utiliza hidrogênio, uma ideia que é basicamente utilizada apenas por montadoras japonesas.
Yamaha e Toyota estão fabricando um motor V8 movido a hidrogênio
Como exemplos de montadoras japonesas que estão aderindo ao combustível sustentável, estão a Toyota e a Yamaha. Elas anunciaram recentemente que planejam produzir um motor de combustão interna V8 que utilizará hidrogênio.
De acordo com a Yamaha, tal motor poderá ofertar uma potência de 449 cavalos. De um modo geral, é possível dizer que o motor à combustão interna de hidrogênio fará com que o veículo funcione quase da mesma forma que um movido a gasolina ou etanol. E o carro a hidrogênio pode trazer algo que pode ser bem importante para os fãs de carros convencionais: o ronco do motor, que é perdido quando o modelo é totalmente elétrico.
Como funciona um carro movido a hidrogênio?
No motor do carro a hidrogênio, o combustível queimado explode, movendo os cabeçotes, assim como em carros à gasolina, mas, ao invés de poluir o ambiente com CO2, ele apenas elimina vapor de água pelo escapamento.
Já nos motores com células de combustível, o que acontece é uma reação química na célula feita com hidrogênio, emitindo também vapor de água, entretanto gerando eletricidade no lugar da explosão. Isso alimenta um motor elétrico. Apesar de não fazer barulho, também é abastecido em um posto e não na tomada.