1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Navio Felicity Ace continua queimando com 3.965 carros Porsche, Bentley, Audi e Lamborghini e dá prejuízo bilionário à fabricante de veículos Volkswagen; baterias de íons de lítio complicam o resgate
Tempo de leitura 4 min de leitura

Navio Felicity Ace continua queimando com 3.965 carros Porsche, Bentley, Audi e Lamborghini e dá prejuízo bilionário à fabricante de veículos Volkswagen; baterias de íons de lítio complicam o resgate

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 22/02/2022 às 09:37
volkswagen - audi - carros elétricos - preço - produção - ponche - Lamborghini - baterias - lítio
Incêncio navio Felicity Ate carregado com 4 mil carros Volkswagen / Imagem marinha Portuguesa

A queima de baterias dos veículos elétricos da Volkswagen complica os esforços para combater o fogo do navio Felicity Ace, à deriva no Oceano Atlântico

As últimas fotos publicadas pela Marinha Portuguesa de Felicity Ace mostram o navio cargueiro ainda queimando perto das Ilhas dos Açores, no meio do Oceano Atlântico, após um incêndio no convés principal que não pôde ser controlado há quase cinco dias, com quase 4.000 carros a bordo, de várias marcas do Grupo Volkswagen, incluindo 1.100 modelos Porsche, 189 unidades Bentley, e um número indeterminado de carros da Audi e até Lamborghini, do Grupo Volkswagen.

Leia também

Sua tripulação está segura, mas o navio ainda está à deriva perto dos Açores. As baterias de íons de lítio dos carros elétricos Volkswagen estão impossibilitando a extinção do fogo.

Assista abaixo ao vídeo do resgate dos tripulantes a bordo do navio Felicity Ace em chamas

A empresa holandesa contratada para resgatar o navio, SMIT Salvage, garante ao Wall Street Journal que a presença de um grande número de baterias está dificultando as tarefas, já que o incêndio se espalha rapidamente e não pode ser extinto apenas com água.

Derramar água no lítio em decomposição pode favorecer o aumento do incêndio no navio

Derramar água no lítio em decomposição pode favorecer uma combustão mais violenta, favorecendo a oxidação. Além disso, existe o perigo de que o produto que compõe as baterias derrame, contaminando as águas.

“Os carros são elétricos, e parte do incêndio são as baterias que ainda estão ligadas”, disse um porta-voz da empresa ao Wall Street Journal.

Incêndio no navio de 60.000 toneladas ainda está ativo, embora “diminuído de intensidade”, diz João Manuel Mendes Cabeças, capitão do porto mais próximo da Ilha do Faial, nos Açores.

Se o incêndio for extinto e o navio permanecer em condições de locomoção, ele poderá ser rebocado para as Bahamas ou algum porto da Europa, para avaliar os danos causados pelas chamas. Mas enquanto os carros elétricos do Grupo Volkswagen, cujas baterias estão pegando fogo, não puderem ser isolados, as chamas continuarão a se espalhar na embarcação.

Não se sabe se a carga do navio, composta por 3.965 veículos carros Porsche, Bentley, Audi, Lamborghini e Volkswagen e Volkswagen, foi afetada pelo incêndio

No momento, não se sabe se a carga do navio, composta por 3.965 veículos de várias marcas do Grupo Volkswagen, foi afetada pelo incêndio.

Enquanto isso, os porta-vozes das marcas do Grupo Volkswagen evitaram fornecer detalhes sobre os modelos a bordo, mas o fato de a maioria estar equipada com baterias pode significar que há muitos Porsche Taycan, Audi e-tron e Volkwagen I.3 e ID.4 a bordo (entre outros).

O Felicity Ace, de bandeira panamenha, fretado pela Mitsui OSK Lines Ltd., viajou do porto alemão de Emden, onde a Volkswagen tem uma fábrica, para o porto americano de Davisville, ao sul de Boston. O navio, que partiu de Emden em 10 de fevereiro, estava programado para chegar ao porto de Davisville, Rhode Island, nesta terça-feira, 22 de fevereiro, mas no momento ainda está à deriva a cerca de 90 milhas a sudoeste da Ilha do Faial (Açores).

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos