1. Início
  2. / Indústria
  3. / PROSUB – ICN faz transferência da seção 2A do Toneleiro para o estaleiro de construção naval
Tempo de leitura 2 min de leitura

PROSUB – ICN faz transferência da seção 2A do Toneleiro para o estaleiro de construção naval

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/10/2020 às 11:03
Atualizado em 24/10/2020 às 07:50
PROSUB – ICN - construção naval
Seção 2A do Submarino POSUB
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Mais um importante passo para a construção do Tonelero do PROSUB será realizado pela Itaguaí Construções Navais (ICN). A empresa se organiza para a transferência da seção 2A do submarino, da fábrica para o estaleiro de construção naval.  

No último dia 16 de outubro, seguindo o cronograma de construção naval dos submarinos do PROSUB, o ICN transferiu da UFEM para o estaleiro de construção, a seção S2A do submarino Tonelero. O PROSUB continua caminhando e em breve teremos o primeiro submarino, o Riachuelo, sendo entregue ao setor operativo.

Leia também

Percurso de andamento da Seção 2A do toneleiro Prosub

Durante o percurso, todos os acessos à Ilha da Madeira serão interditados sob supervisão dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Polícia Militar (PM), que irão liberar as vias assim que a seção percorrer o breve deslocamento.  

Este foi mais um importante avanço operacional na escala construtiva da embarcação PROSUB. Também aponta a maturidade na transferência de tecnologia absorvida pela ICN, visto que sua fabricação é realizada 100% com mão de obra brasileira, confirmando autonomia à Marinha do Brasil na fabricação dos submarinos da Classe Riachuelo, comprovando cada vez mais a eficiência da construção naval brasileira.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Outros submarinos em parceria da ICN e PROSUB  

A ICN vem dando passos largos na construção naval dos submarinos para a Marinha do Brasil. Recentemente, foi realizado o embarque dos 360 elementos de baterias no submarino S41 Humaitá.

Em uma delicada e complexa operação, a equipe do Estaleiro de Construção (ESC) concluiu a missão, que exigiu grande concentração e comprometimento na ativação e manuseio dos elementos.  

O primeiro passo foi a energização das baterias nas oficinas de ativação. Em seguida, os elementos foram transportados até o ESC, onde foram içados por uma ponte rolante até o interior da embarcação. Por último, a equipe de elétrica tem a missão de conectar os barramentos nos elementos de baterias para permitir a realização de carga a bordo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos