MENU
Menu
Início Projetos para produção de hidrogênio e outras matrizes renováveis no Complexo Portuário de Suape foram temas na Intermodal 2023

Projetos para produção de hidrogênio e outras matrizes renováveis no Complexo Portuário de Suape foram temas na Intermodal 2023

1 de março de 2023 às 10:48
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Complexo Portuário de Suape e seus presentantes investirão em hidrogênio verde e renovaveis
Roberto Gusmão e  Fabrizio Pierdomenico,  Aloísio Sobreira, | Por Marcio Guiot

A Expo São Paulo sedia a maior feira de logística, intralogística, movimentação de carga multimodal e tecnologia de transporte da América Latina até 2 de março.

No primeiro dia da Intermodal South America, na terça-feira, diretores do Complexo Industrial Portuário de Suape e representantes de grupos empresariais visitaram o estande da estatal pernambucana para discutir futuros projetos de estudo e produção de hidrogênio verde e outras energias renováveis.

A São Paulo Expo reúne mais de 500 marcas nacionais e internacionais dos setores de logística, intralogística, movimentação de carga multimodal e tecnologia de transporte. A organização prevê que 40 mil pessoas se apresentem por lá até quinta-feira (2).

Artigos recomendados

Tecnologia para atender estes projetos renováveis Suape

Com tecnologia de ponta, Suape e seus parceiros do Porto do Recife e da Agência Pernambucana de Desenvolvimento Econômico (Adepe) mostraram o potencial econômico e a Agenda ESG (gestão ambiental, social e de governança) do cais quando a feira foi aberta ao público às 14h.

A participação do público foi garantida por meio de um grande telão de LED, um monitor touch e um totem de acesso ao aplicativo Suape, por meio do qual o usuário pode acompanhar em tempo real a movimentação do porto.

Como afirma o presidente da estatal, Marcio Guiot, “a Intermodal é uma excelente oportunidade para dialogar com players nacionais e internacionais do segmento de logística e apresentar os diferenciais de Suape, como nossas ações de sustentabilidade e o Plano Diretor 2035, um moderno documento que norteia o crescimento do complexo para os próximos 12 anos.” A Guiot já realizou diversas reuniões para prospectar novos negócios.

Suape se destaca por ser um dos portos mais importantes do Brasil

A administração destaca o fato do Complexo Industrial Portuário de Suape ser o quinto porto público do país em movimentação de cargas e ser o líder do país tanto na navegação de cabotagem quanto na movimentação de granéis líquidos (17,8 milhões de toneladas, ou 72,1% do total movimentado em 2022) (16,5 milhões de toneladas). Ela colocou fim recentemente ao monopólio da Petrobras em relação a abastecimentos de navios em alto mar.

Algumas das discussões centraram-se nos programas planejados para investigar e criar hidrogênio verde no Complexo de Suape. Estiveram presentes representantes do Portal Guia Marítimo, órgão especializado na divulgação e gestão de temas relacionados às matrizes energéticas renováveis, e representantes de diversos grupos empresariais interessados em conhecer as iniciativas desenvolvidas pelo estado pernambucano. empresa própria, como o TechHub Suape, que facilita a implantação de novos projetos centrados na geração, distribuição, armazenamento e gestão de hidrogênio verde (H2V). A CTG Brasil, uma das principais empresas de geração de energia sustentável do país, investirá cerca de R$ 45 milhões no TechHub, que está lançando em parceria com o Senai-PE.

Um pouco sobre os projetos a serem instalados em Suape

A diretora interina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaella Viana, destaca que “além do TechHub, Suape prospecta um investimento que pode chegar a R$ 22,5 bilhões” por meio da instalação de quatro conjuntos de eletrolisadores de água em áreas localizadas no complexo, em quatro fases de implantação. Ela acha que esse projeto tem potencial para se tornar o segundo maior da história do Estado.

A gasolina é considerada amiga do ambiente porque a instalação que a produz utiliza apenas energia renovável. Estima-se que 2.900 pessoas serão empregadas durante a construção da usina”, continua ela.

VISITAS

Os secretários executivos do Ministério dos Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão e  Fabrizio Pierdomenico,  além do deputado federal Fernando Monteiro e do coordenador do Nordeste Export (vinculado ao Fórum Brasil Export), Aloísio Sobreira, marcaram presença no estande e foram recepcionados por Marcio Guiot e pelos diretores interinos Nilson Monteiro, Alexandre Reis e Rafaella Viana. A agenda de negócios se estendeu até o início da noite e terá continuidade nesta quarta-feira (1), a partir das 14h, segundo e penúltimo dia da Intermodal. O estande da estatal está localizado na Rua G, número 44.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR