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1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário reúne autoridades e especialistas em Balneário Camboriú

Escrito por JOAO HENRIQUE BAGGIO
Publicado em 19/04/2024 às 12:25
1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário reúne autoridades e especialistas em Balneário Camboriú
Portonave SA/Divulgação

Um dos destaques do evento será a palestra do ministro Bruno Dantas, presidente em exercício do TCU, que abordará o tema “Tendências Futuras no Setor Portuário: Um Planejamento de Estado e não de Governo”

O 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário, organizado pelo Instituto de Estudos em Ciências Sociais (IE), promete ser um marco para o debate sobre o futuro do setor portuário brasileiro. O evento, que será realizado nos dias 2 e 3 de maio no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú, reunirá autoridades do Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), além de especialistas do setor.
Um dos destaques do congresso será a palestra do ministro Bruno Dantas, presidente em exercício do TCU, que abordará o tema “Tendências Futuras no Setor Portuário: Um Planejamento de Estado e não de Governo”. A palestra de Dantas será uma oportunidade única para os participantes do evento conhecerem a visão do TCU sobre o futuro do setor portuário brasileiro e debaterem sobre os desafios e oportunidades que enfrenta.
O congresso abordará temas cruciais para o futuro do setor, como concorrência leal e eficiente; discussões sobre a importância da livre iniciativa e da regulação para garantir um ambiente competitivo e saudável para o setor. Outro tema a ser abortado é regulação moderna e eficaz, com análise de como a regulação pode contribuir para o desenvolvimento portuário, promovendo a eficiência e a sustentabilidade.
O evento também vai debater as melhores práticas de governança corporativa e compliance para garantir a transparência e a responsabilidade das empresas do segmento, além de fazer reflexões sobre como o Brasil pode se tornar um player global mais competitivo. Discussões sobre a importância da sustentabilidade ambiental e social para o desenvolvimento portuário responsável também fazem parte da programação do congresso, que contará ainda com a presença de renomados especialistas do setor portuário, que compartilharão seus conhecimentos e experiências com os participantes.
O 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário têm patrocínio da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec) e Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI). As inscrições para o congresso estão abertas, com vagas limitadas.
Faça sua inscrição aqui: https://www.iecs.edu.br/congressoportuario 

Palestrantes confirmados

Alber Vasconcelos, analista do Ministério da Economia; Alexandre Cordeiro Macedo, presidente do Cade (2021-2025); Alexandre de Souza Barreto, superintendente Geral do Cade; Alex Sandro de Ávila, especialista do setor; Bruno Martinello, auditor-chefe de Infraestrutura Portuária e Ferroviária do TCU; Bruno Dantas, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); Carlos Jacques Vieira Gomes, conselheiro do Tribunal do Cade; Diogo Thomsom de Andrade, conselheiro do Tribunal do Cade; Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq); Guilherme Mendes Resende, assessor Especial da Presidência do Supremo Tribunal Federal; Gustavo Augusto Freitas de lima, conselheiro do Tribunal do Cade; Jorge Luiz Macedo Bastos, especialista do setor; Luiz Augusto A. de Almeida Hoffmann, ex-conselheiro do Cade e professor do Instituto de Estudos em Ciências Sociais; Márcio de Oliveira Júnior, consultor sênior da Charles River Associates e ex-consultor do Cade; Victor Oliveira Fernandes, conselheiro do Tribunal do Cade (2022-2026); e Waldir Alves, procurador Federal junto ao Cade (2020-2024).

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JOAO HENRIQUE BAGGIO

JOÃO HENRIQUE BAGGIO, jornalista com mais de 30 anos de profissão, com especialização em jornalismo econômico e amplo conhecimento nas áreas portuária, logística e de transporte multimodal de cargas.

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