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Projeto Rota Sul instalará eletropostos de veículos elétricos nos postos da Rede SIM, desde São Paulo (SP) até Punta del Este, no Uruguai, para contribuir com a descarbonização dos transportes

2 de setembro de 2022 às 11:41
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As companhias Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e a Zletric se uniram para desenvolver o projeto Rota Sul, que instalará eletropostos para a recarga de veículos elétricos nas instalações da Rede SIM, contribuindo para a descarbonização do setor de transportes.
Foto: AutoData

As companhias Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e a Zletric se uniram para desenvolver o projeto Rota Sul, que instalará eletropostos para a recarga de veículos elétricos nas instalações da Rede SIM, contribuindo para a descarbonização do setor de transportes.

Durante a última quarta-feira, (31/08), as companhias Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e a Zletric anunciaram o mais novo projeto de descarbonização do setor de transportes nacional, o Rota Sul. A iniciativa será responsável pela instalação de eletropostos para o carregamento de veículos elétricos nas principais capitais da região Sul do país, entre São Paulo (SP) e Punta del Este, no Uruguai, contribuindo assim para novos investimentos na transição energética dos veículos nacionais.

Postos da Rede SIM terão a instalação de eletropostos para carregamento de veículos elétricos com o desenvolvimento do projeto Rota Sul 

A descarbonização do setor de transportes no Brasil é um dos principais focos das empresas de energia e veículos e o novo projeto das companhias Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e Zletric, o Rota Sul, será totalmente direcionado a esse segmento.

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Isso, pois a iniciativa possibilitará a implementação de eletropostos para o carregamento de veículos elétricos em uma grande rota da região Sul do país. O objetivo é conseguir sair de São Paulo (SP) e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a possibilidade de carregar o veículo elétrico a cada 200 km.

“A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”, destacou Pedro Schaan, CEO da Zletric.

A companhia já vem desde 2019 no ramo dos veículos elétricos no país e pretende aproveitar debates sobre a descarbonização para contribuir com a transição energética. 

Os eletropostos do projeto Rota Sul já estão sendo instalados nos postos da Rede SIM e, ao longo das próximas semanas, serão implementados novos cinco carregadores rápidos, modelo 60KW, em funcionamento.

Um total de quatro deles estarão no Rio Grande do Sul — em São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras —, e um em Laguna, em Santa Catarina. Além disso, os postos de carregamento de veículos elétricos em São Sebastião do Caí e Gravataí já estão operando e podem ser utilizados a qualquer momento. 

Mais de R$ 2,4 milhões em investimentos estão sendo realizados no projeto Rota Sul para contribuir com a descarbonização do setor de transportes nacional 

Ao longo dos próximos meses, as cidades de Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC), contarão com novos eletropostos para o carregamento de veículos elétricos.

Para o desenvolvimento do projeto Rota Sul, as companhias Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e Zletric estão investindo um total de R$ 2,4 milhões, com a aquisição de carregadores rápidos, com um custo mais elevado que os tradicionais.

O mercado da descarbonização dos transportes no Brasil vem crescendo consideravelmente e, nesta semana, a rede de supermercados Assaí Atacadista inaugurou em São Paulo seu primeiro eletroposto com três pontos de carregamento.

A parceria com a GreenYellow permitirá que a rede tenha, no futuro, um total de 90 eletropostos, que funcionarão com energia de fontes 100% renováveis, garantindo mais facilidade no carregamento de veículos elétricos em qualquer lugar. 

A companhia Vibra (antiga BR Distribuidora) também está no ramo e anunciou um plano de negócios para instalar 70 eletropostos até o fim de 2023, contribuindo assim para tornar a transição energética dos veículos uma realidade cada vez mais próxima do Brasil.

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