1. Início
  2. / Construção
  3. / Projeto de mineração do Piauí ganha Investimento de empresa dos EUA
Localização PI Tempo de leitura 2 min de leitura

Projeto de mineração do Piauí ganha Investimento de empresa dos EUA

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/10/2020 às 12:13
Mineração - investimento - Piauí
Mineração no Piauí

O investimento do governo em empresa de mineração  dos EUA contribui para impulsionar o fornecimento de níquel e cobalto para carros elétricos  

O US International Development Finance Corp (DFC) fez um investimento de $25 milhões na TechMet, uma empresa de investimento privado com um portfólio de projetos que produzem, processam e reciclam metais ligados à produção de veículos elétricos (EVs), sistemas de energia renovável e armazenamento de energia, o investimento será na indústria de mineração do Piauí.

Leia também

O foco dos investimentos será o Piauí

Os fundos serão usados para trazer à produção comercial inicial um dos principais investimentos da TechMet, a Brazilian Nickel Plc, que será uma produtora de níquel-cobalto de baixo custo no Piauí, no nordeste do Brasil.

O Piauí é um projeto de lixiviação em pilha de níquel laterítico que tem um recurso combinado JORC medido e indicado de 72 Mt a 1% Ni e 0,05% Co. O níquel brasileiro já havia concluído uma demonstração em grande escala da lixiviação em pilha, purificação e recuperação de níquel e cobalto do minério do Piauí.

Expansão na indústria de mineração Nacional

O investimento do DFC, parte do aumento de capital da Rodada 2 do TechMet, segue os passos do presidente dos EUA, Donald Trump, assinando uma Ordem Executiva e declarando uma Emergência Nacional para expandir a indústria de mineração nacional, apoiar empregos de mineração, aliviar atrasos de autorizações desnecessários e reduzir a dependência dos EUA da China para minerais essenciais.

Níquel e cobalto são dois ingredientes principais na produção de baterias de íon-lítio que alimentam EVs e fornecem armazenamento de energia renovável. À medida que as tecnologias de bateria transformam a mobilidade global e o cenário energético, espera-se que o crescimento da demanda por esses metais acelere.

A TechMet disse: “Embora a China tenha construído uma posição de domínio esmagador na cadeia de suprimentos, a dependência contínua dos Estados Unidos das importações para o fornecimento de metais essenciais representa uma ameaça significativa à competitividade de longo prazo da indústria americana. A TechMet, alinhada com os interesses dos EUA, está empenhada em desenvolver um fornecimento independente desses metais essenciais. ”

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos