A crise dos semicondutores volta a gerar paralisação de mais uma linha de produção. Dessa vez, três fábricas da Volkswagen, em São Paulo e Paraná, foram atingidas.
Na última semana, a Volkswagen anunciou que haverá paralisação na produção em três fábricas no Brasil, são elas: as fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos, no estado de São Paulo, e a fábrica de São José dos Pinhas, no Paraná.
Leia também
Entenda o motivo da paralisação na produção da Volkswagen
De acordo com a montadora, a paralisação se deve por conta da falta de semicondutores necessários para a fabricação dos veículos. Sendo assim, toda a linha de produção dessas três fábricas ficará inativa a partir do dia 21 de junho.
A falta dos semicondutores tem sido um problema que atingiu as montadoras, além da Volkswagen, em um nível global e vem causando muita dor de cabeça para a indústria automotiva. No Brasil, o problema não afeta apenas a produção da montadora, a General Motors também teve dificuldade em produzir seus carros no país.
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
A crise dos chips semicondutores
No mês passado, dois dias após a GM anunciar paralisação na sua produção, a Nissan também anunciou a parada de sua fábrica com mais de 2 mil trabalhadores. O motivo pela paralisação também foi a crise nos chips semicondutores, que vem atingindo diversas fábricas de montadoras.
Apesar da crise, os fabricantes de semicondutores vem tentando potencializar a produção, mas, mesmo com os esforços, a crise continua chegando e causando paralisações na produção, como ocorreu com a Volkswagen.
Para se ter uma ideia do tamanho da crise do produto, nem mesmo a Tesla conseguiu escapar, e teve que adiar a entrega de dois dos seus carros elétricos. A GM parou com a produção do seu Chevrolet Onix e o sedã Onix Plus, que, de acordo com a empresa, são os carros que mais utilizam os chips.
Volkswagen: Outras possíveis paralisações podem chegar no Brasil?
A montadora VW afirma que a produção de suas fábricas em São Paulo e Paraná serão paralisadas por 10 dias, a partir do dia 21 de junho. Porém, as possibilidades de novas paralisações não serão descartadas, e, sendo assim, toda a gama de carros da marca será impactada.
Dos modelos produzidos no Brasil, os únicos que conseguirão “escapar” da crise, serão o Gol e o Voyage, já que são produzidos em Taubaté, que retomou da paralização há pouco dias. Sua produção foi paralisada em maio, também devido à falta de peças.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.