1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Privatização da Compagas no Paraná pode baratear gás natural
Localização PR Tempo de leitura 3 min de leitura

Privatização da Compagas no Paraná pode baratear gás natural

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/04/2021 às 17:59
Atualizado em 08/04/2021 às 10:34
Compagas - privatização - Gás de cozinha - Paraná
Distribuidora de gás natural Paraná – Fonte: Compagas
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Compagas está finalizando seu ciclo de Privatização, e irá expandir mais ainda, fazendo com que os preços do gás natural diminuam no Paraná

A Compagas está se preparando para um processo de privatização, enquanto trilha a etapa final de um ciclo vitorioso de concessão da distribuição de gás natural no Paraná. A Compagas, tem em 2021 um ano decisivo para sua história e para a nova era da participação do gás natural na matriz energética do Paraná. A empresa do Paraná expandiu a rede de gás natural cerca de 842 Km, garantindo a atração de investimentos ao Paraná, bem como competitividade aos produtos que contaram com esse tipo de energia mais barata e sustentável.

Leia as ultimas noticias do dia

Compagas e o seu fim de ciclo no Paraná

Segundo Rafael Lamastra Jr, CEO da Compagas, a empresa está finalizando um ciclo de privatização e o Governo sinaliza com a renovação da concessão, conforme está previsto na lei. Como forma de apoiar e estimular o desenvolvimento das indústrias em outras regiões, nesse novo arranjo é visto como inevitável que uma das metas a serem estabelecidas seja a interiorização da rede de gás natural

A rede da empresa, que está em privatização, chega até Castro e tem testemunhado a importância estratégia que a disponibilidade do gás natural está desempenhando no crescimento das indústrias, por exemplo, as de Ponta Grossa. Sendo assim, faz todo sentido, em um plano estratégico do governo, estender a rede de gás natural da Compagas cada vez mais para o interior do Estado.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Metas da empresa após a privatização

Para este ano, a companhia tem planos de investimento de R$ 18,7 milhões e, até 2024, os recursos podem chegar a R$ 47,5 milhões que serão aplicados na ampliação da rede de distribuição de gás canalizado, diversificando o atendimento em sua área de atuação nos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular.

Nesse mesmo período, a empresa pretende expandir a rede de distribuição em 3,5%. E mais ainda, ela vem atuando estrategicamente para elevar a base de clientes e alcançar a marca de 58 mil consumidores no estado até 2024.

Sobre a Compagas

Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural canalizado aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas conta com mais de 48 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos