Marcelo Araújo, presidente do Conselho do IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, falou sobre o preço dos combustíveis
Poucas vezes na história o assunto preço dos combustíveis esteve tão em alta no Brasil. Com aumentos gigantescos no último ano, o combustível tem afetado cada vez mais a renda dos trabalhadores e freando o crescimento de alguns setores da economia.
Para Marcelo Araújo, presidente da Ipiranga e do Conselho do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), é muito compreensível que o tema tenha ganhado a agenda política do país: “O que afeta muito a sociedade acaba sendo um tema político”, disse ao Estadão/Broadcast.
O que explica a alta dos preços dos combustíveis
O aumento do preço dos combustíveis tem muitas explicações. Para Marcelo Araújo, questões conjunturais estão afetando os preços dos combustíveis: “As conjunturais são o câmbio, os altos preços das commodities, que pressionam também os biocombustíveis.” Disse.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
O presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás também respondeu sobre o que precisa ser feito para reduzir o preço dos combustíveis no Brasil. Para ele, o principal fator que ajudaria a redução do preço do combustível é a redução dos impostos.
“O primeiro entrave é o tributário. Temos o sistema de tributação de combustíveis mais complexo do mundo. O ICMS é de uma complexidade ainda maior, porque obedece a legislações estaduais específicas e é calculado a partir de um porcentual sobre um preço de venda ao consumidor.” Disse.
A simplificação da cobrança do ICMS seria somente uma das mudanças que ocasionaria uma redução do preço do combustível. Marcelo Araújo destacou que essas mudanças são fundamentais para a redução dos preços que os brasileiros pagam pelo combustível.