Pré-sal tem recorde de produção de petróleo e gás e ultrapassa toda a produção acumulada em campos terrestres desde 1941

Flavia Marinho
por
-
21-10-2021 12:56:37
em Petróleo, Óleo e Gás
petróleo - produção - pré-sal - petróleo - rio de janeiro Pré-sal bate recorde d eprodução de petróleo e gás natural / Imagem plataforma Petrobras

Com 3 milhões de barris, o Rio de Janeiro foi o maior estado produtor, da produção nacional de petróleo e da produção nacional de gás natural.

Em setembro, a produção de petróleo e gás natural do Pré-sal totalizou 2,85 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), representando 74,10% do total nacional (3,84 milhões de boe/d). Foi o maior registro histórico de produção mensal no Pré-sal, tanto em termos absolutos quanto em percentual de participação na produção total do país.

Leia também

Esses e outros dados sobre a produção de petróleo e gás nacional estão disponíveis no Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural, neste link.

Produção acumulada no Pré-sal ultrapassou toda a produção acumulada em campos terrestres desde 1941

A produção acumulada no Pré-sal, desde a descoberta de Tupi, em abril de 2009, é de 5,02 bilhões de barris de óleo equivalente. Esse número já ultrapassou, por exemplo, toda a produção acumulada em campos terrestres desde 1941, que foi de 4,96 bilhões de barris óleo equivalente.

A maior produção por bacia sedimentar, em setembro, foi registrada na bacia de Santos, com 2,74 milhões de boe/d, atingindo 71,36% do total nacional. Este foi também o maior valor histórico registrado para a Bacia de Santos, em termos absolutos e relativos.

O campo de maior produção permaneceu sendo o Campo de Tupi, com 1,22 milhões de boe/d, sendo tanto a maior produção de petróleo (948 mil barris de petróleo por dia) quanto de gás natural (43,12 milhões de metros cúbicos por dia) no país. Já o maior poço produtor foi o 7-BUZ-10-RJS, do Campo de Búzios, que registrou no período, 67,5 mil boe/d, sendo a quarta maior produção histórica por poço.

Rio de Janeiro lidera o ranking de maior produtor de petróleo e gás do Brasil

Com 3 milhões de boe/d, o Rio de Janeiro foi o maior estado produtor, com 78,5% do total nacional, 81,8% da produção nacional de petróleo e 66,3% da produção nacional de gás natural.

Os dados do Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural são preliminares e estão sujeitos a ajustes pelas empresas concessionárias até a publicação dos dados consolidados no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe