O forte crescimento nos valores do barril de petróleo e o aumento na refinação do combustível foram os principais fatores que impulsionaram a elevação nos lucros ajustados da Galp e no EBITDA ajustado durante o primeiro semestre deste ano.
Durante a última segunda-feira, (25/07), a companhia de óleo e gás natural Galp anunciou um aumento no seu lucro ajustado para 420 milhões de euros durante o primeiro semestre de 2022. Além disso, a empresa também contou com uma elevação no EBITDA ajustado, em razão do aumento nos preços do petróleo e crescimento nas operações de refinação do combustível por parte da petroleira.
Lucros ajustados e EBITDA ajustado sobem significativamente durante o primeiro semestre de 2022 com aumento nos preços do petróleo e refinação, divulga Galp
A companhia Galp se tornou uma das maiores de todo o mundo no ramo de petróleo e gás natural. E, durante a última segunda-feira, anunciou os principais resultados para a arrecadação monetária no ano de 2022 até o momento.
Assim, a empresa anunciou que atingiu lucros ajustados no segundo trimestre de 2022 de 265 milhões de euros. Um salto de 90% em comparação ao mesmo período do ano de 2021, onde a petrolífera não foi além dos 140 milhões.
- Negócio bilionário no mar: PRIO investe US$ 1,92 bilhão e assume 40% de campo offshore gigante do Brasil após saída de empresas da China
- Nova descoberta de gás na América do Sul leva Venezuela a 300,9 BILHÕES de barris, supera Arábia Saudita, Canadá e Iraque, e deixa Oriente Médio comendo poeira!
- Governo federal aprova e petróleo do pré-sal será leiloado! Novo domínio da China?
- China acelera revolução dos elétricos e transforma mercado global: impacto devastador na indústria automotiva e no petróleo redefine o cenário econômico e ambiental do futuro!
O valor foi divulgado em um relatório enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e também contou com outros dados sobre a arrecadação monetária da companhia.
Os valores arrecadados em lucros durante o segundo trimestre de 2022 também foram maiores que os do primeiro trimestre, uma vez que a Galp reportou lucros ajustados de 155 milhões de euros nos primeiros três meses do ano.
Já em relação ao primeiro semestre deste ano, os números de tornam ainda maiores para a companhia de óleo e gás.
Isso, pois a Galp arrecadou em lucros 420 milhões de euros. Quando no ano passado se ficaram pelos 166 (um aumento de 254 milhões, ou 153%), um crescimento significativo.
Quanto ao EBITDA ajustado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), a empresa conseguiu no segundo semestre deste ano um total de 1,24 mil milhões de euros, face aos 571 milhões no mesmo período do ano passado.
Já quanto ao primeiro semestre deste ano, a Galp alcançou os 2,1 mil milhões de euros. Mais 97% face aos 1,07 mil milhões do primeiro semestre de 2021 em EBITDA.
Grandes resultados nos lucros e no EBITDA da companhia portuguesa se dão devido ao aumento no preço do petróleo e das operações de refinação
Os números arrecadados em lucros ajustados e EBITDA ajustado em 2022 pela companhia de óleo e gás Galp devem significativamente ao aumento no preço do petróleo, que chegou a quase dobrar em 2022.
Além disso, também houve uma forte elevação nas margens da refinação na Europa. Após várias refinarias terem sido desativadas devido aos conflitos geopolíticos envolvendo a nação russa.
“Durante o segundo trimestre, o forte desempenho da Galp em todos os segmentos de negócio sustentou um conjunto robusto de resultados. O nosso free cash flow atingiu 488 milhões de euros, devido ao aumento dos preços das matérias-primas. Isto permitiu reforçar nossa posição financeira. Avançamos bem na execução dos principais projetos que sustentam a reformulação do nosso portfólio. O ambiente macroeconômico continua extremamente volátil, mas estamos bem posicionados. Tanto nos nossos negócios já estabelecidos como nas renováveis, para cumprir nossa proposta de investimento”, comentou o CEO Andy Brown, em comunicado.
Agora, a Galp continua a sua corrida pela expansão no ramo de refinação e exploração de petróleo em todo o mundo. E aproveitará a grande alavancada na arrecadação de lucros ajustados e EBITDA para investir em melhorias nas suas operações.