Nesta segunda-feira (6), a Anvisa foi recepcionada a bordo do navio MSC Seaview por representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, das associadas MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, além da PortosRio e do Terminal Internacional de Cruzeiros Píer Mauá, que administra o porto do Rio de Janeiro.
Durante a recepção, da qual a Portosrio fez parte, foram apresentados dados que ilustram o sucesso da temporada de cruzeiros 2022-2023, que se mostrou a maior dos últimos dez anos, trazendo um impacto econômico positivo de mais de R$ 3 bilhões para o país, sendo mais de R$ 750 milhões só para a cidade do Rio de Janeiro.
A CLIA agradeceu à autoridade portuária pelo empenho na realização da obra de dragagem, que viabilizou a atracação simultânea de navios de cruzeiro de grande porte, contribuindo para o sucesso da temporada. Os representantes da Pier Mauá, por sua vez, ressaltaram a parceria produtiva com a autoridade portuária e agradeceram pela conclusão tempestiva da obra de dragagem.
A autoridade portuária se sentiu honrada em poder realizar um evento importante como esse e celebrou a parceria com as empresas e os órgãos envolvidos, afinal a indústria de cruzeiros é importante tanto para o turismo quanto para a economia do país, e uma temporada de sucesso é fundamental para a retomada do setor após a pandemia.
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O diretor-presidente interino da Portosrio, Jean Paulo Castro e Silva, agradeceu a atuação da Anvisa no controle da pandemia da covid-19, que foi crucial para a retomada das temporadas de cruzeiros e o reaquecimento do setor de turismo, que gera milhares de empregos e é fundamental para a economia local.
Castro e Silva também destacou as obras de ampliação e modernização do cais da Gamboa, que permitirá que navios de maior porte cheguem à região, beneficiando o setor de turismo. Ele ressaltou que o setor é importante para o desenvolvimento econômico e social, e merece atenção da autoridade portuária pública.
As empresas de cruzeiros, por sua vez, afirmaram que a aproximação entre o setor e a Anvisa, durante o período da pandemia, contribuiu para uma maior eficiência nos processos. O diretor da Anvisa, Daniel Pereira, destacou que a quinta diretoria da Anvisa, responsável pela regulação e fiscalização sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, têm um papel fundamental na dinâmica das operações do setor portuário.
A atuação da Anvisa no controle da pandemia é crucial para a retomada do setor de turismo, que é um importante gerador de empregos e renda. A aproximação entre as empresas de cruzeiros e a Anvisa é um passo importante para aprimorar os processos e garantir a segurança dos passageiros e tripulantes.
Setor de turismo de cruzeiros atento ao plano de negócios da PortosRio para 2023-2027, destacado pela Anvisa como importante para o controle da pandemia
A PortosRio, responsável pelo segundo maior complexo portuário do Brasil, anunciou seu plano de negócios 2023-2027 com investimentos previstos de R$ 649 milhões. O objetivo é movimentar mais de 63 milhões de toneladas de cargas em 2023.
Com seis contratos de arrendamento de longo prazo e três de arrendamento transitório em vigor, o porto do Rio de Janeiro possui uma área de 1,5 milhão m², dos quais aproximadamente 290 mil m² estão disponíveis para novos arrendamentos em dez áreas diferentes, como granéis líquidos, produtos siderúrgicos, carga geral e operações fora da costa. Desses novos arrendamentos, já há estudos em andamento para um novo terminal de base de apoio a operações offshore, um terminal de carga geral e um terminal de granéis líquidos.
O Porto de Itaguaí, o segundo maior porto público do país em volume de carga movimentada, possui uma área de 2 milhões m² e tem características de porto-indústria, onde várias empresas podem ser instaladas. Das sete áreas disponíveis em estudos técnicos, uma é destinada a um novo terminal de minério de ferro, que deve ser um dos maiores projetos do setor portuário nacional. O plano de negócios também prevê cessões onerosas para a concessão de áreas relacionadas a atividades não operacionais nos dois portos, como áreas de apoio logístico e centros de caminhão.
Até o próximo ano, a PortosRio pretende investir R$ 649 milhões no Porto de Itaguaí e no porto do Rio de Janeiro. A dragagem de aprofundamento e alargamento do canal derivativo no porto de Itaguaí e a conclusão da modernização e ampliação do cais da Gamboa no porto do Rio de Janeiro fazem parte das principais obras previstas. A projeção é de movimentar mais de 63 milhões de toneladas de cargas em 2021 e de quase 70 milhões de toneladas em 2027. As receitas estimadas são de R$ 1 bilhão em 2023 e R$ 1,12 bilhão em 2027.