1. Início
  2. / Indústria
  3. / Portos do MS impulsionam economia da região com índice acima de 57,83% nas exportações
Localização MS, MT Tempo de leitura 2 min de leitura

Portos do MS impulsionam economia da região com índice acima de 57,83% nas exportações

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/01/2021 às 12:00
portos - Exportações - MS
Porto de Mourunho
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com destaque dentre os portos para o porto de Mourinho – MS registou um numero elevado nas exportações de 2020

O crescimento das exportações nos portos de Mato Grosso do Sul  – MS de janeiro ao final de dezembro de 2020 elevou em 29,37% o superávit da balança comercial na comparação com o mesmo período do ano passado.

Leia também

Produtos que lideram as exportações dos portos do MS

Produtos como a soja (+ US $ 500 milhões), óleos e gorduras vegetais (+ US $ 220 milhões), açúcar (+ US $ 240 milhões) e carne de aves (+ US $ 25 milhões) contribuíram para esse superávit. 

Em relação à soja, o MS vendeu 1,5 milhão de toneladas a mais em 2020, em comparação com o volume exportado do produto em 2019.   E mais que dobrou o volume exportado de óleo e gordura vegetal e animal no mesmo período: de 442 mil toneladas para 1.029 milhões de toneladas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O principal produto das exportações dos portos do  Mato Grosso do Sul  – MS continua sendo a celulose, tanto em volume quanto em valor. Aumentou o volume exportado (de 4.232 milhões / ton em 2019 para 5.538 milhões / ton em 2020), embora devido à variação para menor no preço da commodity, o valor apurado no ano passado (US $ 1.667 bilhão) tenha ficado menor que o de 2019 (US $ 1.980 bilhão). 

“Uma das coisas que permitiu ao Governo do Estado do MS sustentar a arrecadação dos portos e exportações foi a dinâmica do setor exportador, tanto que crescemos em relação ao ano passado, com um ótimo desempenho da soja, com a retomada do açúcar, que é um produto que se recuperou. A carne bovina tem se mantido e o setor de aves, com crescimento de 18,59%, esse conjunto fez com que a dinâmica do agro nesse primeiro semestre fosse sustentada”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos