1. Início
  2. / Indústria
  3. / Porto de Suape usará energia solar gerada em Pernambuco e se tornará um dos primeiros portos brasileiros a funcionar com o uso de energia renovável
Localização PE Tempo de leitura 3 min de leitura

Porto de Suape usará energia solar gerada em Pernambuco e se tornará um dos primeiros portos brasileiros a funcionar com o uso de energia renovável

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/08/2021 às 16:09
Energia solar - energia renovável - Porto de Suape - Pernambuco - Portos
Uma parte do Porto de Suape vai usar a energia solar, comprando de uma usina instalada em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco – FOTO: DIVULGAÇÃO/SUAPE

Porto de Suape utilizará energia solar do Parque fotovoltaico de Tacaratu em Pernambuco. O estimado com o uso dessa energia renovável é que sejam evitadas as emissões de mais de 100 toneladas de Co2.

A região do Porto de Suape utilizará energia renovável para as atividades do prédio administrativo e mais quatro áreas do Porto. A iniciativa é resultado do programa PE Sustentável, administrado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e criado pelo Governo do Estado, onde é viabilizada a comercialização de energia solar no Mercado de Energia comprada no em um leilão de 2013.

Leia também

Porto de Suape utilizará energia solar de Tacaratu

A energia renovável que será utilizada pelo Porto de Suape virá do parque de energia solar de Tacaratu, município situado a 450 km da capital de Pernambuco, e distribuída pela rede elétrica. Com a utilização da fonte, o Porto de Suape terá uma redução de 15% no custo financeiro mensal.

De acordo com Jorge Vieira, diretor de Administração e Finanças da empresa, é uma economia significativa a partir de uma energia renovável, de acordo com as plataformas de sustentabilidade das quais a empresa faz parte no Brasil.

A usina de energia solar de Tacaratu foi uma das vencedoras do primeiro leilão de energia renovável realizado pelo governo de Pernambuco em 2013. A iniciativa contribuirá com a elevação do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), que acompanha o desempenho do setor portuário público. Atualmente, o Porto de Suape ocupa a 8º posição na lista de 31 atracadouros monitorados.

Autoridades se pronunciam

https://www.youtube.com/watch?v=p8LI1wvkYg8

Roberto Gusmão, diretor-presidente de Suape, celebra o passo que foi dado pela estatal e ressalta os compromissos sociais e ambientais seguidos pelo Complexo Industrial Portuário.

O executivo afirma que o mercado de energia limpa está em crescimento ao redor de todo o mundo e a tendência agora é utilizar medidas que não poluam o meio ambiente e que impulsionem os negócios promovendo a sustentabilidade mundial. Com a energia solar, o Porto de Suape deseja se tornar um porto ainda mais competitivo e atrativo para investidores.

Porto de Suape evitará a emissão de 108 toneladas de CO2

O consumo médio dessas cinco unidades que utilizarão a energia solar de Pernambuco é de 1.418 MWh por ano e, com a utilização da fonte renovável, serão evitadas 108 toneladas de dióxido de carbono, o equivalente ao plantio de 770 árvores.

A utilização da energia solar pela estatal é a primeira medida anunciada após a entrada da empresa no Iclei, uma organização que conta com 2.500 gestões públicas locais e regionais que contribuem com o desenvolvimento sustentável do mundo.

Vale ressaltar que, além da compra de energia de Pernambuco, Suape também está produzindo energia fotovoltaica há cerca de dois meses, quando o Viveiro Florestal da empresa, no Engenho Algodoais, passou a ser alimentado por conjunto de 22 placas solares no telhado do prédio.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos