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Porto de Santos fica fora da lista dos 15 terminais que serão leiloados este ano pelo Governo

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 05/05/2020 às 18:42
Porto de Santos fica fora da lista dos 15 terminais que serão leiloados este ano pelo Governo
Porto de Santos fica fora da lista dos 15 terminais que serão leiloados este ano pelo Governo

Estão nos planos do governo leiloar 15 terminais portuários até fim do ano, porém não foi incluso na lista de ativos a oferta do maior terminal de combustíveis do país, operado pela Transpetro, no Porto de Santos que ficou para 2021. Karoon e PetroRio confirmam interesse na compra de campos de petróleo da Petrobras

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Nesta semana será iniciada a consulta pública sobre o novo modelo de contrato para o Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa (STS08), que envolve a etapa de preparação da licitação. As contribuições do setor serão recebidas até 17 de junho.

O Ministério da Infraestrutura prevê que, entre os 15 arrendamentos de áreas programados para este ano, seis terão o edital de leilão publicado ainda neste mês – são dois terminais de celulose, em Santos, e quatro de granéis líquidos, no Porto de Itaqui (MA).

Falta ainda o Tribunal de Contas da União (TCU) liberar os estudos de quatro terminais, sendo dois de granéis minerais e vegetais, em Aratu (BA), um de granéis líquidos, especialmente ácido sulfúrico, de Maceió, e outro de granéis vegetais, em Santana (AP). Os demais passam por ajustes finais para entrarem em audiência pública.

Apesar da crise, Fernando Biral, presidente do Porto de Santos, afirma que o setor está “bastante otimista” com os leilões de arrendamento programado para 2020 e avalia que a licitação do terminal do Porto de Santos – operado pela subsidiária da Petrobras, será capaz de levantar recursos na ordem de 1,2 bilhão de reais.

De acordo com o executivo, os efeitos da pandemia não foram percebidos no Porto de Santos até o fim de abril, com alguns indicadores preliminares apontando para o “melhor quadrimestre da história” em movimentação.

Ele, porém, disse já ter recebido informações de que o trânsito de navios cairá a partir de maio, especialmente aqueles com carga vinda da China.

Só a Transpetro movimentou 6,5 milhões de toneladas de derivados de petróleo em 2019 no terminal. Isso equivale a 52 por cento de toda a movimentação desse tipo de carga no Porto de Santos no período.

O arrendamento do terminal deve atrair grupos que atuam tanto em cadeias verticalizadas do setor de petróleo, a exemplo da Petrobras, como os grandes operadores portuários com ou sem presença no mercado brasileiro.

Para dar mais eficiência e ampliar a concorrência no embarque de combustíveis em Santos, o governo decidiu fazer a oferta do terminal em duas áreas separadas (STS08 e STS08A). O custo mensal do arrendamento deve sair por R$ 16 milhões para os novos operadores, em contratos de 25 anos.

O terminal operado pela Transpetro tem um área total de 443 mil metros quadrados (m2), a ser dividida em 137,3 mil m2 para o STS08 e 305,6 mil m2 para STS08A.

Atualmente o empreendimento conta com uma capacidade de tancagem de 345 mil metros cúbicos (m3). Com a chegada do novo investimento, isso deve ser ampliado para 450 mil m3. O principal investimento será a construção de dois novos berços de atracação.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

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